Com o decorrer das semanas de gestação, a ansiedade só vem crescendo. Mas não deixe a ansiedade atrapalhar a sua tranquilidade e serenidade, pois o bebê precisa da sua mamãe calma para curti todo o desenvolvimento. Confira a seguir as principais mudanças que ocorrem com a gestante o bebê no quinto mês de gestação:
Corpo da gestante no quinto mês de gestação:
Durante o quinto mês o corpo da gestante muda bastante, talvez seja nessa fase que a ultima ficha cai e a mulher ver que tudo é real. Por isso, o seu companheiro tem que ser mais compreensivo às mudanças emocionais que a mulher pode passar.
Na gestante começa aumentar a umidade vaginal, mas nada que leve a preocupação. Pode ser que ocorra nessa fase dificuldade de digestão, azia, câimbras nas pernas, congestão nasal, entupimento do ouvido e prisão de ventre. Pode ser que ocorra o surgimento de veias varicosas ou hemorróidas, que nessa fase não ocorre com tanta frequência, mas podem aparecer. Começa a também ocorre à mudança na pigmentação da pele do abdômen e no rosto.
Muitas gestantes também podem sofrer com instabilidade emocional. Com humor e irritabilidade alterada. Nessa fase os sentimentos estão à flor da pele. Fazer exercícios como Ioga e sessões de relaxamento ajuda a passar essa fase emocional conturbada.
Desenvolvimento do bebê no quinto mês de gestação:
No quinto mês de gestação os movimentos do feto começam a ser mais constante e o seu coração é grande o suficiente para se ouvirem os batimentos cardíaco. Se a gestante ainda não sabe o sexo do bebê, agora está completamente visível. Caso seja uma menina, já é possível observar todos os órgãos genitais.
A pele do feto fica mais espessa, e com pouco gordura sobre a pele, nessa fase o bebê se encontra todo enrugado. Também começa a surgir pequenos e finos cabelos em sua cabeça e sua pele se encontra coberta pelo verniz caseosa, que protege as células epidérmicas.
Peso do bebê: Média 650g
Tamanho do bebê: Média de 30cm