É chegada a reta final da sua gestação e nesse período o sentimento de ansiedade é grande para a gestante. Durante esse nono mês o seu bebê passará a maior parte do tempo descansando e dormindo, reservando forças e aguardando o parto.

O período ideal para o nascimento do seu bebê é durante há 38º semana, mas caso nascer antes não sofrerá sequelas ou algum problema mais grave.

Corpo da gestante no nono mês:

Durante o nono mês o umbigo da gestante poderá sobressair. Sentirá maior facilidade ao respirar, pois quando o bebê entra na posição de encaixe, mas em contra partida a sua bexiga estará mais apertada, fazendo com que as idas ao banheiro para urinar se torne ainda mais frequente. Se por acaso você só esteja conseguindo sentar de pernas abertas, esse é um sinal que seu bebê já esteja encaixado.

É durante esse período que o seu colo do útero irá aumentar o diâmetro e se tornará mais fina, com a proximidade do parto. Você poderá sentir bastante incômodo com a pressão do bebê nessa região. Por isso, esteja sempre descansando e evite passar períodos longos em pé.

Já as gestantes que tiveram o primeiro filho e estão esperando o segundo ou mais, o bebê geralmente desce e encaixa poucas horas antes do parto e a bolsa apenas se rompe em apenas 15% dos casos.

Desenvolvimento do Bebê no nono mês de gestação:

É durante o nono mês da gravidez que o bebê começa a descer até encaixar na cavidade pélvica, podendo nascer a qualquer momento. Durante as ultimas semanas da gestação o bebê irá aumentará o seu peso e receberá mais forças para o momento do parto.

Como o espaço já é menor no útero da mãe, o bebê tem dificuldade para se mexer, mas em compensação a mãe consegue sentir todos os movimentos.

Nesse momento, todos os órgãos e as funções fisiológicas do bebê estão todas desenvolvidas, inclusive os pulmões, prontos para começar a funcionar por sua conta. Durante esse período o bebê irá engolir o lanugo (penugem que cobre o corpo do feto) com outras secreções que estão no líquido amniótico, que ficarão armazenadas no seu intestino, para formar o primeiro cocô que recebe o nome de mecônio (possui cor bastante escura, quase preta).

Peso do bebê: Média 3,300kg
Tamanho: Média de 50 cm

Agora falta pouco tempo para você poder ver o rostinho do seu bebê e poder abraçá-lo em seus braços. Aproveite ao máximo esses últimos dias de sua gestação para descansar e fique tranquila para o parto.

Como saber se estou entrando em trabalho de parto?

O principal sintoma para identificar o trabalho de parto são as contrações, que ocorre:
– Sua barriga ficará dura, muito dura mesmo!
– De forma regular ou em intervalos iguais (a cada 10 minutos);
– Com duração de 30 a 70 segundos;
– Aumentam quando você se movimenta (ao caminhar);
– Ao iniciar o trabalho de parto ligue para o seu médico e vá para a maternidade.

Relembre de sua gestação mês à mês:

2 Meses de Gestação3 Meses de Gestação4 Meses de Gestação5 meses de gestação6 meses de gestaçãosete meses de gestaçãooito meses de gestação9 meses de gestação