A partir do sexto mês de gestação, já é possível sentir com maior frequência o bebê se mexer, a ansiedade faz expectativa aumentar das futuras mamães. Ao final do sexto mês chegamos, chegaremos ao último trimestre da gravidez.

Corpo da gestante no sexto mês de gestação:

Durante esse período pode ser que ocorra dores nas costa. As gestantes que praticam exercícios estarão prevenindo as dores nas costas. Nessa fase a gestante não deve ficar de pés por longos períodos.

Nessa fase a bexiga fica mais apertada, fazendo como que as visitas ao banheiro para urinar aumente. Por isso, é importante ficar atenta as possíveis infecções de urina e bexiga que podem ocorrer se por acaso você sinta dor ao urinar, cheiro forte do xixi ou dores na bexiga. Relate ao seu médico o ocorrido o quanto antes para iniciar o tratamento. A medida que sua barriga cresce, maior o peso que você irá carregar e consequentemente menor  será a sua disposição.

O bebê irá se mexer todos os dias e as temidas estrias e manchinhas podem surgir (confira como prevenir o aparecimento das estrias e manchas). Nesse período também ocorre o aumento da transpiração, inchaço e dores nos seios, hemorragias nasais e nas gengivas, sendo que esses sintomas não ocorrem em todas as gestantes.

Desenvolvimento do bebê no sexto mês de gestação:

O bebê agora tem a pele vermelha e enrugada, que está coberta por um pelo fininho. Nessa fase também começam a surgir as impressões digitais. O aparelho digestivo e intestino grosso começam a funcionar, o feto começa a engolir parte do líquido amniótico.

Os pulmões do feto ainda não estão prontos para viver fora do útero de sua mãe. Caso venha a nascer, o feto poderá sobreviver com cuidado intenso. As pálpebras começam a abrir.

Peso do bebê: Média 800 a 925g
Tamanho do bebê: Média de 32cm

Acompanhe sua gestação mês à mês:

2 Meses de Gestação3 Meses de Gestação4 Meses de Gestação5 meses de gestação6 meses de gestaçãosete meses de gestaçãooito meses de gestação9 meses de gestação