A ferida causada pela episiotomia durante o parto pode cicatrizar dentro de quatro a seis semanas se você tomar os simples cuidados. Veja a seguir, como cuidar da episiotomia após o parto:
- Lave o períneo e sua ferida com água morna e sabão neutro
Para não machucar a ferida, use uma toalha macia e limpa. Dê tapinhas delicadas de frente para trás para evitar a contaminação fecal e risco de infecção. - Sempre que estiver em casa, mantenha a cicatriz exposta, para que a cicatrização ocorra de forma mais rápida.
- Quando você vai ao banheiro você pode limpar com água corrente quente usando uma garrafa pet ou extensão do chuveiro. Se você sentir ardor no local quando você urinar, você também pode derramar água quente sobre o períneo no momento em que você estiver fazendo xixi. O papel higiênico que você usa não deve ter perfume e ao se limpar você deve dar tapinhas delicadas e de frente para trás.
Geralmente estes cuidados mínimos são suficientes para a cicatrização da ferida, embora lesões mais graves ou profundas possam levar mais tempo para se recuperar. Se você se sentir muito dor ou desconforto, tente:
- Utilizar compressas de gelo sobre a área, especialmente nas primeiras 24 horas após o nascimento. Verifique se o gelo não está em contato direto com a pele; você pode usar uma fina barreira para protegê-lo.
- Tente não se sentar por muito tempo. Experimente deitar para aliviar a pressão no períneo. Se necessário você pode usar um assento em forma de anel inflável, então você não está sentado sobre os pontos.
- Tome muita água e comer bastante fibra para evitar constipação. Se necessário, o médico pode prescrever um laxante.
- Você pode tomar algum medicamento para aliviar a dor, como o paracetamol. Se a dor persiste por muito tempo o seu médico pode prescrever medicamentos mais fortes ou em aerossol. Lembre-se de não tomar aspirina e consulte o seu médico antes de iniciar qualquer medicação durante a amamentação.
- Se você tiver febre ou suas secreções ou maus odores no local da ferida, consulte o seu médico. Pois estes sinais podem se a manifestação de infecção.
- Andar ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o períneo e acelerar a cicatrização, mas é importante fazer com moderação durante os primeiros dias.
- Pratique os exercícios de Kegel, o mesmo que você fez durante a gravidez para fortalecer seu assoalho pélvico também irá ajudar a fortalecer os músculos do períneo e controlar a incontinência urinária.