Pular para o conteúdo

Sapinho no bebê – Como tratar!

    O sapinho no bebê é provocado pelos fungos que é conhecido cientificamente por Cândida Albicans, que também pode ser chamada de candidíase oral. Os fungos acabam causando a infecção na mucosa da boca do bebê.

    O sapinho ocorrem com maior facilidade em crianças com menos de 3 anos, pois como a imunidade ainda é considerada baixa, existe a chance do bebê pegar o sapinho.

    O sapinho geralmente ocorre devido ao desequilíbrio da flora bucal do bebê ou por se contaminar com objetos que foram levados a boca. Como nos primeiros meses de vida todas as descobertas da criança são por meio da boca, existe uma chance alta de ficar exposta a contaminação.

    Sapinho no bebê – Como tratar?

    • Se o sapinho no bebê estiver na fase inicial, período esse em que é possível observar uma placa branca surgindo na língua. Você pode fazer em casa o tratamento. Basta comprar bicarbonato de sódio e misturar meia colher de chá em um pires com água. Lave as suas mãos e em seguida enrole uma faixa de gaze no dedo indicador e mergulhe na misturinha que se encontra no pires.
    • Em seguida passe de forma delicada na língua do seu bebê, à medida que você vai passando a misturinha você perceberá que a placa branca na língua do seu bebê começará a soltar. A região ficará um tanto avermelhada, mas logo voltará ao normal.
    • Tenha paciência e tranquilidade nesse momento, pois o bebê provavelmente irá chorar devido ao incomodo, por isso, é bom ter mais alguma pessoa para lhe ajudar.
    • Após ter feito a limpeza na boca do seu bebê você pode utilizar o medicamento Nastatina, que é específica para fungos da Candidíase. Repetindo o procedimento por uma semana você perceberá a melhora do seu filho.

    Para que o sapinho no bebê não volte mais é importante tomar algumas medidas. Confira a seguir, algumas dicas para prevenir o sapinho:

    • Mantenha a boca do bebê higienizada;
    • Lave as mãos quando estiver cuidando do bebê e esteja sempre limpando os brinquedos e seus objetos;
    • Não deixe os seus seios ficarem úmidos por muito tempo, sempre os deixe sequinho entre as mamadas do seu bebê.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *