Pular para o conteúdo

Febre na Gravidez: Pode fazer mal ao bebê?

    Febre na gravidez é sempre um motivo de preocupação para a grávida por medo de causar algum dano sério ao bebê em desenvolvimento, principalmente no primeiro trimestre da gravidez.

    Você deve saber que o aumento da temperatura corporal é um mecanismo de defesa do corpo, que entra em um processo de combater os vírus e bactérias intrusas no sistema.

    Ter febre alta (acima de 39 graus) não afeta o desenvolvimento do bebê, de modo geral a febre em si não provoca nos primeiros meses malformações ou aborto espontâneo, mas o que pode afetar diretamente o bebê são as causas subjacentes desse aumento de temperatura.

    Por isso, é importante estar alerta para alguns sintomas que possam resultar em algumas complicações durante a gravidez:

    Portanto, é importante para estar alerta para alguns sintomas para governar para fora que a febre é o resultado de uma complicação na gravidez.

    – Diarreia;
    – Vômitos frequentes;
    – Febre alta (acima de 39 graus);
    – Dor ao urinar (poderia ser um sinal de uma infecção do trato urinário);
    – Hemorragia vaginal;
    – Perda de líquido amniótico;
    – Dor de cabeça muito forte;
    – Dor abdominal ou contrações uterinas.

    Caso você possua algum desses sintomas deve ir urgentemente ao médico. Principalmente não exista nenhuma razão clara para a causa, pois esses podem ser um sinal de uma doença mais grave, como uma infecção ou até mesmo a pré-eclâmpsia.

    Como tratar a febre na gravidez?
    Em episódios de febre na gravidez é muito comum fazer uso do paracetamol, mas o medicamento só deve ser tomado sob prescrição médica. Durante a gravidez evite fazer uso de medicamentos para não prejudicar o feto em desenvolvimento.

    Apesar de existir alguns estudos sobre o uso frequente do paracetamol durante a gravidez poder está relacionado com a asma infantil, a medicação não possui um efeito nocivo  que seja contra indicado durante a gravidez.

    Formas naturais para diminuir a febre na gravidez:
    Existe algumas alternativas que podem ajudar a diminuir a temperatura corporal, tais como:
    – Tomar um banho quente;
    – Retirar o excesso de roupa;
    – Consumir alimentos ricos em vitamina C (sucos de frutas, sopas e chás);
    – Repousar.

    Em boa parte dos casos a febre na gravidez não é um sinal de algo grave está ocorrendo na gestação. Geralmente é um desequilíbrio sazonal do sistema imune, mas é importante não negligenciar a febre, pois caso ocorra um complexo processo infeccioso ele irá comprometer seriamente o desenvolvimento do feto.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *