A partir do segundo ou trimestre da gravidez pode surgir uma dor na parte inferir das costas, que também é conhecida como dor ciática, que aflige cerca de 30% das gestantes.
A dor ciática ocorre quando o nervo ciático é inflamado, por ser o nervo mais largo e longo do nosso corpo ele acaba se tornado um dos incômodos mais indesejáveis durante a gravidez.
Como ocorre a dor ciática durante a gravidez?
Existem diversos fatores que podem predispor a dor ciática durante a gravidez, geralmente a dor é bastante irritante e intensa na região da lombar. Algumas gestantes também referem dor, dormência, fraqueza ou formigamento na perna, que tem início na parte inferir das costas e se estende na região posterior da perna até o pé.
O principal fator que leva a dor ciática durante a gravidez é a sobrecarga de peso e o crescimento do útero que acaba comprimindo os nervos espinhais e o nervo ciátio. Outros fatores como hormonais também provocam a dor ciática na gravidez. Em alguns casos, a gestante pode sofrer com o incômodo logo nas primeiras semanas da gestação.
Como aliviar a dor ciática durante a Gravidez?
- Controlar o ganho de peso durante a gravidez para evitar maior compressão do nervo ciático;
- Fazer exercícios de intensidade moderada irá ajudar bastante a diminuir as dores e provocadas pela ciática. Praticar caminhadas, natação ou yoga irá ajudar a fortalecer a musculatura e impedir o relaxamento dos músculos abdominais;
- Sempre que for dormir de lado, coloque um travesseiro entre as pernas para aliviar a dor ciática;
- Não faça uso de calçados que sejam completamente planos, mas que não ultrapasse de 3 a 5 cm de altura, para não forçar a região lombar e aumentar as dores nessa região;
- Para aliviar a tensão e promover o alongamento da musculatura, aposte na osteopatia e massagens nessa fase;
- Sempre que a dor ciática aparecer coloque um saquinho com água morna na região para diminuir a dor, fazer sempre que a dor aparecer;
- Fique atenta aos maus hábitos posturais, pois ele pode está contribuindo para o aparecimento da dor ciática. Evite ficar sentada por longos períodos, evite está sempre com os joelhos dobrados, não cruze as pernas quando estiver sentada e mantenha as consta retas quando você anda.
Com essas dicas você poderá aliviar as dores provocadas pela ciática durante a gravidez, que é um problema bastante comum nessa fase, mas que acaba logo após o parto. Se por acaso a dor seja muito intensa o indicado é consultar o seu médico, para uma avaliação e prescrição de um tratamento.