A grávida pode comer quase tudo durante a gestação, mas alguns alimentos são potencialmente nocivos durante esse período. Por isso, é importante ficar atenta ao que você está consumindo em sua dieta.
Lembrando que durante essa fase, a gestante deve consultar um nutricionista para que possa avaliar e traçar uma dieta balanceada de acordo com o estado nutricional, peso, idade, composição corpórea e a predisposição a algum problema de saúde. Sendo que de modo geral, existem alguns alimentos que devem ser evitados durante a gravidez, confira quais são eles:
Ovos: É muito importante ter cuidado ao consumo de ovos, pois a salmonela (bactéria) pode provocar graves quadros de diarreia e vômicos, como também atacar o sistema gastrointestinal e ocasionar outros problemas, como um parto prematuro. Por isso, é importante consumir com cautela. Apenas coma os ovos cozidos ou fritos, desde que a geme esteja firme. Pois, a bactéria que eventualmente esteja ali só é eliminada em altas temperaturas.
Leite e Queijos: De preferência aos produtos pasteurizados, pois eles passam por um processo de eliminação das bactérias e outros micro-organismo permitindo que o seu consumo se torne mais seguro. Outra dica é fazer uso de produtos derivados do leite com menor índice de gordura, dê preferência aos leites desnatados, que ajuda prevenir o ganho de peso em excesso.
Carnes, peixes e frutos do mar crus: Um dos nutrientes que é primordial durante a gestação é a proteína, podendo ser a carnes brancas como as vermelhas. O problema em questão é quando consumidas cruas ou mal passadas, que apesar de não atrapalhar o desenvolvimento do bebê pode provocar outros problemas. Pois, ao consumir o alimento cru existe a possibilidade de contaminação por bactérias e protozoários, que pode gerar o risco de uma diarreia,e em casos mais graves, pode contrair uma toxoplasmose, doença bastante perigosa para o bebê, por isso, opte por carnes sempre bem passadas.
Enlatados e embutidos: As famosas salsichas, presunto e mortadelas, possuem elevada quantidade de conservantes. No geral, todos os alimentos que são artificiais não devem ser consumidos, já que possuem outras substâncias químicas. Como durante a gravidez a mulher passar a ter o sistema imunológico mais ativo, o organismo pode reagir de forma exagerada aos compostos químicos desses alimentos e resultar em uma alergia. Além disso, os alimentos industrializados possuem muito sódio em sua composição, podendo ocasionar elevação da pressão arterial.
Bebidas energéticas e Cafés: As bebidas energéticas e os cafés, que possuam cafeína, promovem o aumento da frequência cardíaca em todas as pessoas que as ingerem. Sendo que, durante a gestação as mulheres já possuem sua frequência cardíaca alterada, devido ao desenvolvimento do feto e o aumento da circulação do sangue no corpo. Tomar bebidas a base de cafeína pode contribuir para o aumente da pressão arterial e prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Bebidas alcoólicas: Ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas pode causar malformação fetal. Pois, o álcool pode ultrapassar a barreira placentária e acabar prejudicando o desenvolvimento do bebê ou ocasionar uma gravidez prematura. Converse com seu obstetra antes de consumir algo alcoólico.
Chás: É importante ter muito cuidados quanto à quantidade consumida de infusões de ervas, já que quando consumidas em grandes quantidades pode ser prejudiciais. Os chás mais comuns como camomila, erva-doce e hortelã, podem ser tomados tranquilamente, mas com moderação. Durante a gestação evite tomar chás diferentes ou que você não esteja habituada. Chás como o mate, verde, branco, preto e de canela devem ser evitados nesse período.