Pular para o conteúdo

6 Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia

Alguns sintomas da gravidez passam de forma tão despercebida, já outros você já fica uma pilha, acreditando que algo está errado com a gestação. Para você ficar mais tranquila, confira a seguir alguns sintomas fora do comum que você poderá sentir.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - espinhas no rostoCoisas de pele: Durante a gravidez é muito comum surgimento da acne devido ao aumento da produção de hormônio no organismo. Outros problemas referente a mesma causa é  o escurecimento da pele com maior facilidade e o surgimento de manchinhas em seu corpo.

Por isso, sempre que você tiver que está exposta ao sol passe protetora solar nas áreas mais sensíveis. Ao final da gestação esses probleminhas de pele acabam desaparecendo, exceto a pigmentação da auréola e as manchinhas, que precisarão de cuidados estéticos para serem removidas caso lhe incomodem.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - Problemas nasaisProblemas nasais: A congestão nasal, ronco e sangramentos pelo nariz podem ocorrer, pois a cavidades nasais podem inchar durante a gestação e até mesmo diminuir a área de circulação do ar. Vale salientar que durante o inverno esses problemas de ressecamento tende aumentar.

Por isso, para diminuir o desconforto fazer uso de soluções nasais, umidificadores de ambientes ou fazer uma inalação, poderá ajudar a acabar com o desconforto. Lembrando que após a gestação, todos esses sintomas acabam.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - Sensibilidade nos dentesSensibilidade nos dentes: Devido as mudanças no seu corpo e o aumento no nível hormonal (como do estrógeno e da progesterona), sua gengiva começa a inchar devido ao aumento do fluxo sanguíneo. Por isso, durante a gestação, a gengiva pode formar profundas bolsas que ficam cheias de sangue, que acabam resultando no sangramento durante a escovação dos dentes ou no momento em que você esteja passando o fio dental.

Caso o sangramento esteja ocorrendo de forma significativa, mesmo sem a escovação dos dentes, você deverá consultar um dentista. Que fará uma avaliação e saberá se você está sofrendo com uma gengivite, periodontite ou uma inflamação da gengiva, que acaba prejudicando os ligamentos próximos e ao osso. Esses problemas quando não resolvido pode elevar o risco de um parto prematuro, como também outros problemas.

Por isso, caso você esteja sofrendo com esse problema você deve ter um acompanhamento durante a gestação por um dentista, realizando ao menos duas limpezas durante a gravidez para manter a boa higiene bucal em sua casa.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - Distensão das veiasDistensão das veias: Devido ao grande suprimento de sangue que o bebê necessita para o seu desenvolvimento, pois ele irá transportar os nutrientes e o oxigênio. O volume sanguíneo na circulação da gestante cresce cerca de 50% já perto da 20° semana. Por isso, é comum você observar que alguns vasinhos em suas pernas e pés acabem estourando. Até o momento não existe uma forma de preveni-las, mas para diminuir o inchaço e a dor, elevar as pernas sempre quando puder irá ajudar bastante. Nos casos mais sérios, será necessário fazer uso das meias de compressão sempre ao sair de casa.

Outro local onde ocorre a distensão das veias e pode levar ao sangramento ou deixar um tecido saliente é na região anal. Isso acaba ocorrendo devido ao aumente da pressão na área, que é somado com o peso do bebê. Para diminuir a dor ou a inflamação no local, será necessário fazer uso de banhos quentes, cremes e até mesmo almofadas medicinais para minimizar o problema. Após o nascimento do bebê, ambos os problemas acabam suavizando, mas infelizmente são desaparecem por completo.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - Crescimento dos pés

Crescimento dos pés: Muitas mulheres após o parto percebe que os pés cresceram, mas por qual razão? Isso ocorre devido aos hormônios que acabam relaxando os ligamentos, como da pélvis para passagem do bebê no parto normal, sendo que nas juntas dos pés esse efeito é duradouro, fazendo com que os pés achatem ou fique realmente maiores ou compridos. Lembrando que esse efeito pode ser temporário e você não perderá os seus sapatos.

Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia - Desconforto abdominalDesconforto abdominal: Com o aumento do hormônio da progesterona, acaba ocorrendo uma lentidão no trânsito entre o estômago e o intestino, podendo levar à constipação. Por isso, durante a gravidez é essencial fazer com que seu organismo absorva mais água e ajude para poder melhorar a passagem dos alimentos pelo intestino.

Caso você sofra com a constipação, seria interessante você poder alternar suas vitaminas por uma que não possua ferro em sua composição por um breve período, pois as vitaminas que possuem ferro em sua composição acabam deixando o intestino ainda mais preso. Beba bastante água e consuma bastante fibra (vegetais, frutas e gãos). Outra opção é inferir fibras em cápsulas que ajuda a segurar a água no intestino e faz com que as partes sólidas passem com maior facilidade pelo organismo. Evite fazer uso de laxantes, que provocam o movimento intestinal, pois ele acaba diminuindo a hidratação e afeta diretamente na absorção dos nutrientes que o seu corpo precisa.

1 comentário em “6 Sintomas diferentes da gravidez que você não conhecia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *