Pular para o conteúdo

Toxoplasmose na gravidez

    A toxoplasmose na gravidez é bastante perigosa para o bebê, ela é uma infecção que ocorre de forma assintomática na gestante. Ela é provocada pelo protozoário Toxoplasma Gongii, que é encontrada em carne crua ou mal passada e em fezes de animais, sendo que com maior risco incidência nas fezes do gato.

    Boa parte das mulheres acaba desenvolvendo imunidade a toxoplasmose muito antes de engravidar. Agora, caso a mulher só se contamine com o protozoário durante a gravidez, o bebê poderá ser seriamente afetado com problemas de atraso mental ou cegueira. Por isso, é necessário ter bastante atenção quanto aos alimentos crus e o contato com as fezes de animais.

    Sintomas da Toxoplasmose:
    Alguns dos sintomas da toxoplasmose durante a gravidez, são:
    – Febre
    – Fígado inchado
    – Dores de cabeça
    – Dores musculares
    – Sensação de gripe
    – Gânglios inchados no pescoço
    – Fadiga e sensação de cansaço

    Esses sintomas ocorrem duas semanas após a infecção, sendo que boa parte das mulheres que adquiriram a toxoplasmose na gravidez acabam não sentem nenhum desses sintomas.

    Efeitos da Toxoplasmose no bebê que está útero:
    A toxoplasmose irá variar de acordo com o período da gravidez em que ela se manifestou. Quanto mais cedo ocorre o contágio com a toxoplasmose piores serão os danos. Uma infecção pode provocar:
    – Surdez;
    – Cegueira;
    – Convulsões;
    – Problemas visuais;
    – Atraso do desenvolvimento;
    – Comprometimento de outros órgãos;
    – Aborto espontâneo ou um bebê natimorto;
    – Excesso de líquido no cérebro do bebê (hidrocefalia).

    Na maioria dos casos não se detecta a toxoplasmose em bebês que acabaram de nascer, geralmente os sintomas da doença acabam se desenvolvendo comprometendo a visão, durante a fase da infância e até mesmo na vida adulta.

    Como saber se não tenho toxoplasmose?
    Durante o pré-natal o médico que acompanha a sua gravidez irá pedir um exame de sangue específico para detectar a toxoplasmose. Caso no resultado não apresente anticorpos para doença, você não estará imune, isso quer dizer, que você tem chance de adquirir a doença.

    Agora, caso os anticorpos estejam presente em seu sangue, isso indica que você está imune a doença ou a esteja com uma infecção recente que precisa de tratamento.

    Se durante a gravidez o resultado do exame for positivo para toxoplasmose, será necessário tomar antibióticos por vários meses, para que possa reduzir as chances de seu bebê ser infectado pelo protozoário.

    Ainda no útero o bebê pode passar pelo exame de cordocentese, para detectar se o bebê foi infectado com a doença, apesar do teste não expor o nível de comprometimento da doença, ele poderá afirmar se toxoplasmose está presente no bebê. O exame é feito com a coleta de sangue fetal, que é tirada do umbilical ou do próprio líquido amniótico. Lembrando, que os resultados não são 100% confiáveis e só podem ser realizados após as 18 semanas de gestação.

    Caso haja alguma suspeita de infecção no bebê, poderá ser realizado um exame após o parto para vitrificar se a toxoplasmose está presente. Dessa forma o bebê poderá iniciar o tratamento com antibióticos.

    Tratamento para toxoplasmose na gravidez:
    No tratamento para toxoplasmose, a grávida irá fazer uso de antibióticos para diminuir os riscos de transmissão para o bebê. Os antibióticos que são utilizados no tratamento são a espiramicina, durante o primeiro trimestre da gestação e no segundo trimestre da gestação é utilizado a combinação do pririmetamina,ácido folínico e sulfadiazina.

    Caso o bebê esteja infectado, o seu tratamento irá ser iniciado logo após o seu nascimento.

    Como evitar a toxoplasmose na gravidez:
    Confira a seguir, alguns cuidados para as mulheres que não são imunes a toxoplasmose devem seguir:
    – Cozinhar bem a carne, pois o parasita é encontrado em carnes cruas ou malpassadas. Sempre lave as mãos cuidadosamente após seu preparo.
    – Lave bem as frutas e verduras, caso as consuma cruas. Não utilize a mesma faca ou tábua em que cortou a carne para cortar as frutas e verduras.
    – Caso tenha que mexer em terra, utilize luvas para se proteger de qualquer contaminação da terra.
    – Caso tenha que limpar as fezes do gato, utilize luvas. E para finalizar lave bem as suas mãos. Limpe diariamente a caixa de areia e esterilize com água fervendo, e deixe por cinco minutos.
    – Após ter tocado na caixa de areia do gato lave bem as suas mãos.

    Esses cuidados evitarão que você se contamine com a toxoplasmose. Você pode pedir para o veterinário fazer um exame em seu gato para detectar a doença. Vale lembrar que se seu gato não tem contato com fezes de outros gatos, e não se alimentam de carne crua, as chances de ele ter toxoplasmose são bem reduzidas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *