A dor do parto ocorre devido às contrações dos músculos do útero e devido à dilatação cervical. Muitas vezes a dor do parto é descrita como uma sensação intensa de cólicas na região do abdome. A dor também pode ocorrer na região inferior das costas, que também pode irradiar para os lados e as coxas. A dor do parto pode iniciar semelhante às cólicas menstruais e aumentar gradualmente a intensidade.
Outros sentimentos que podem aparecer durante o trabalho de parto são a pressão sobre a bexiga, intestino grosso e do períneo, já que a cabeça do bebê desce pelo canal do parto.
Como muitas mulheres optam por algum tipo de intervenção médica, como anestesia peridural. Este tipo de anestesia é injetada na região lombar da gestante e bloqueia a dor mais baixo deixando uma sensação entorpecente na parte inferior do corpo. O procedimento é seguro, mas a gestante pode apresentar alguns efeitos colaterais, como vômitos, tremores, diminuição da pressão arterial e, em casos raros, pode ocorrer dor de cabeça severa.
Outras alternativas naturais para reduzir a dor do parto:
Ambiente Tranquilo: Desligue ou reduzir a intensidade da luz, use como travesseiros ou coloque uma música, objetos familiares podem ajudar a relaxar e melhorar o conforto da mãe e, assim, aliviar a dor.
Banhos quentes: A imersão em água durante a primeira fase do trabalho de parto reduz a dor e melhora o conforto e relaxamento da mãe. Chuveiros com água quente também pode aliviar a dor do parto e a mãe pode permanecer na posição vertical e deixar a água do chuveiro tocando a região inferior das costas.
Massagem: A massagem estimula a produção de endorfinas, que são analgésicos naturais. No trabalho de parto, a massagem pode ser inscritas nos ombros, cabeça, costas, pés, pernas e mãos. Massagens antes e durante o parto reduz a ansiedade e dor, ansiedade e melhorar as mulheres.
Alterar posição: Se mover e mudar de posição durante o trabalho de parto pode ser útil para diminuir a dor. A pior posição para a dor durante o parto deve ser deitada de costas na cama, já que o ideal é estar a frente na posição vertical.
Bradley método: Tem como objetivo envolver o parceiro como treinador nascimento. Durante técnicas de relaxamento e respiração profunda parto são usados para controlar a dor. Você também pode incluir opções para o tratamento da dor, como a hipnose, ioga, meditação, caminhadas e opções de massagens.
Acupuntura: Muitos estudos têm mostrado que a acupuntura é eficaz no alívio da dor durante o trabalho de parto.
Hipnose: É uma técnica que visa eliminar o medo de dar à luz e criar um ambiente mais relaxante através de auto-hipnose. Use técnicas de respiração, imaginação guiada, contagem e vocalização a ser liderados por um parceiro ou doula até o nascimento. A mãe deve enfrentar contrações em vez de resistir a eles ou temê-los.