Com a chegada do sétimo mês e a aproximação do final da gestação, surgem muitas dúvidas e medos. Pois com a chegada dos novos sintomas, muitas grávidas ficam em estado de alerta, mas há necessidade em se preocupar.
Caso você perceba alguma coisa diferente ou que existe algo de errado com sua gestação, entre em contato com o seu médico. Confira a seguir as principais mudanças que ocorre durante o sétimo mês de gestação:
Corpo da gestante no sétimo mês de gestação:
Como a barriga da gestante está ficando cada vez maior, será muito fácil ficar sem fôlego ao fazer simples tarefas de sua rotina. Outros incômodos que podem surgir nessa fase são a insônia, azia e dificuldade de digestão, dores nas costas, coceira na barriga, hemorróidas (devido à prisão de ventre), cãibras, inchaço dos tornozelos e pés, dores de cabeça, tonturas ou até mesmo desmaios.
Lembrando que se o inchaço durar mais de 24 horas, nas extremidades do seu corpo (mãos e pés), será necessário procurar ajuda médica.
A gestante também pode sentir falsas contrações de parto, que também são conhecidas por Braxton Hicks. Nessa fase é bastante comum, mas se por acaso ocorrer mais de cinco contrações em uma hora procure o seu médico.
Desenvolvimento do bebê no sétimo mês de gestação:
Durante o sétimo mês de gestação o bebê está com o corpo tomando forma, as camadas de gordura começam a desenvolver por debaixo da pele deixa seu corpo com aspecto enrugado. Como o processo de desenvolvimento está a todo o vapor, as necessidades energéticas serão maiores. Nessa fase o cérebro se desenvolve a todo vapor, já o estômago e o intestino já estão funcionando normalmente. Ao final do sétimo mês, os pulmões iniciam o seu desenvolvimento e caso o bebê chegue a nascer, poderá sobreviver.
Nessa fase todos os sentidos do bebê já formados, agora ele é capaz de ouvir, tocar, sentir… Os seus olhos podem se abrir, sendo que ainda é muito sensível à luz. Ele descobre nesse período o paladar através do líquido amniótico.
Peso do bebê: Média 1,500kg
Tamanho do bebê: Média de 38cm