À medida que a sua gestação se desenvolve, será necessário tomar alguns cuidados para ter uma gestação tranquila tanto para a mamãe quando para o bebê. Como a cada trimestre ocorrem várias mudanças no corpo da gestante resolvemos fazer esse post para relatar os cuidados que você deve ter em cada trimestre da gravidez:

Do 1º ao 3º mês:
O que evitar e fazer em cada trimestre da gestação primeiro
Durante esse período será necessário tomar bastante cuidado devido à implantação do óvulo, pois durante essa fase os abortos espontâneos ocorrem com maior frequência. Caso a gestante sofra qualquer sangramento ela deve ir ao médico para avaliar o ocorrido, repousar e seguir todas as recomendações que o seu médico sugerir.

Vale lembrar que tomar ácido fólico nessa fase ajuda evitar a mal formação do feto. Por isso, converse com seu médico quando a dosagem necessária do suplemento. Nessa primeira etapa da gravidez não deixe de fazer os exames de sangue para detectar algumas doenças como a sífilis, toxoplasmose e a HIV, pois quando mais cedo ocorrer a detecção do problema, o tratamento será mais eficiente e diminuirá as chances de ser transmitido ao feto.

Lembre-se que após você ter descoberto a gravidez, deve evitar totalmente o tabagismo e o álcool do seu cotidiano. Tirando essas questões, a vida segue tranquila. Outras mudanças bem leve começarão a ocorrer no seu corpo, como o escurecimento das aréolas e o aumento das mamas. Durante essa fase você poderá realizar exercícios físicos três vezes durante a semana, tendo duração de 30 minutos a  1 hora.

Do 3º ao 6º mês:
O que evitar e fazer em cada trimestre da gestação segundo
Nessa fase as transformações no corpo da gestante são bem consideráveis, já que começa a ocorrer a mudança no formado do rosto, ganho de peso e em alguns casos pode ocorrer até o inchaço no rosto. Neste período o médico indica repouso para evitar o trabalho de parto prematuro ou uma ruptura da membrana amniótica.

Tenha uma dieta balanceada, rica em legumes, frutas e vitaminas. Não deixe de beber bastante água e caso tenha o hábito de ir a praia não deixe de utilizar um bloqueador solar, chapéu e ficar exposta ao sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas.

Durante essa fase você ainda poderá fazer viagens de avião até a 32º semana da gestação. Outro ponto interessante para mais vaidosas é que você já poderá tonalizar o cabelo, caso seja do seu desejo, mas não deixe de conversar com seu médico antes de fazer o procedimento.

Do 6º ao 9º mês:
O que evitar e fazer em cada trimestre da gestação terceiro
As mudanças nessa fase são realmente distintas. Após a 34º semana de gestação você deve evitar viagens longas ou dirigir. Realizar viagens de avião poderá aumentar bastante os riscos de trombose devido ao número de horas em uma mesma posição. Esse cuidado evitará que ocorra um parto prematuro ou poderá exigir repouso absoluto por um longo período.

Não deixe de beber bastante água, principalmente nos dias mais quentes, a fim de evitar o inchaço nas pernas e pés. E caso você tenha percebido o surgimento de vasinhos nas pernas “varizes” faça uso de meias elásticas de compressão até o termino da gestação.