As varizes causam dor, inchaço, são desconfortáveis e se tornam ainda mais presente durante a gravidez. Confira neste artigo algumas dicas para diminuir esse problema e garantir uma gestação sem varizes!

Causas das varizes durante a Gravidez
As varizes tende a surgir, quando o transporte do sangue se torna deficitário devido a obstáculos no caminho. As varizes são dilatações anômalas das veias, que podem surgir em qualquer região do corpo.

Devido às alterações hormonais e o aumento do peso, pode acorrentar o aparecimento das varizes, e caso a gestante já possua alguém da família com essa doença as chances de que ocorra esse episódio é muito grande. As varizes podem surgir em qualquer parte do corpo, sendo que a região com maior incidência ocorre nas pernas, devido à dificuldade que o sangue tem de vencer a gravidade durante a volta. Outro porém, é o fato do volume sanguíneo que está circulando no corpo poder está sobrecarregando as veias. E para finalizar, o útero fica sobre as veias que tem o trabalho de drenar o sangue, comprimindo ainda mais as áreas que estão em seu entorno, como o intestino, a bexiga e vasos. Tudo isso faz com que ocorra um aumento na pressão das veias dos membros inferiores.

Como diagnosticar as varizes:
Para diagnosticar as varizes é necessário utilizar um ultrasom ou um aparelho apropriado para o diagnóstico, como o fleboscópio. Em alguns casos é fácil detectar as veias escurecidas na superfície da pele, sendo que em alguns casos os vasos atingidos pelas varizes estão em camadas mais profundas, dificultando a visualização através da pele. Aí neste caso será necessário fazer um exame para verificar se existem de fato as varizes.

Varizes durante a Gravidez:
Como não existe uma prevenção para o surgimento das varizes, pois elas estão diretamente ligadas ao histórico familiar. O que pode ser feito é tentar diminuir o desconforto das varizes, que tende aumentar durante o 3º trimestre. Por isso, é muito importante evitar o sobrepeso durante a gestação. Já que ao engordar, as pernas sofrem com a sobrecarga e levando ao inchaço dos membros inferiores. É importante manter uma dieta balanceada, atividade física e manter uma rotina saudável, para minimizar o aparecimento das varizes.

Como tratar das Varizes durante a gravidez?
A varizes podem ser eliminadas de forma cirúrgicas ou com aplicação de espuma nos vasos afetados. Lembrando que é contra indicado fazer o procedimento durante o período de amamentação. É importante esperar alguns meses após o parto para que os vasos possam diminuir de tamanho.

Para diminuir a sensação de peso nas pernas e auxiliar na circulação é importante utilizar as meias elásticas. Utilize-as durante o dia, principalmente no 3º trimestre. As meias de compressão têm função de “imitar” a mecânica das veias e por meio da compressão, ajudam a diminuir inchaço e o cansaço das pernas. Lembrando que é importante comprar as meias elásticas prescrita pelo seu médico, pois existe diversos tamanhos e modelos de meias compressivas. Caso você compre as meias por conta própria, as chances de você se prejudicar são altas.

Casos graves de varizes:
Em situações mais graves as varizes pode provocar problemas sérios para a gestante, como a trombose venosa profunda (TVP). Apesar de ser algum raro, a grávida não pode se descuidar. Utilizar as meias de compressão é fundamental para evitar esse problema. Caso a TVP ocorra durante a gestação, será necessário consultar um especialista e pelo obstetra, já que a gestação irá se enquadrar como uma gravidez de risco.