Muitas mulheres estão cientes quando iniciam o seu trabalho de parto, no entanto, algumas gestantes têm dificuldade de identificar os sinais de que o trabalho de parto foi iniciado, especialmente as mães de primeira viagem. Conhecer os diferentes sinais que precedem ao nascimento do bebê irá ajudá-la a entender o processo com menos ansiedade.

Quais os sinais de que estou entrando em trabalho de parto?
Ocorre uma série de reações que conduzem à dilatação do colo do útero. Nesse momento será o ginecologista ou a parteira que irá confirmar através do exame pélvico se você está pronta para dar à luz, mas sabendo que os sinais que precedem o parto irão ajudar bastante neste momento. Os sinais que você está entrando em trabalho de parto são:

Cólicas e dor: Como o bebê tem que descer através da pelve e girar sobre si mesmo para ocorre o nascimento, essa descida pode ser desencadeada dias antes do parto. Por isso, pode ser que você sinta câimbras no finalzinho das costas ou uma pressão na região do reto. Você também pode sentir mais vontade de ir ao banheiro para urinar, pois o útero está empurrando mais a bexiga.

Sangramento: Quando o colo do útero começa a dilatar, pode ocorrer a perda do muco, uma secreção bastante espessa e que possui cor marrom, pois ela selou o colo do útero durante as 40 semanas da gravidez para proteger o bebê de possíveis infecções. Esse momento em que o tampão se solta é um sintoma suficiente para ir ao hospital, fique atenta, pois o nascimento está bem próximo.

Rompimento da bolsa: Quando ocorre o rompimento da bolsa que contém o líquido amniótico que envolve o bebê durante a gravidez, ele é expulso pela vagina e aumenta com o movimento. Você se sentirá molhada e caso isso ocorra, vá direto ao hospital, esse é um dos sintomas do nascimento e nessa fase começam a ocorrer as contrações devido a rompimento do saco amniótico.

Contrações: Esse é o sinal mais claro que você entrou em trabalho de parto. Toda a mulher sente contrações de uma maneira diferente. Durante as contrações, a gestante refere dores nas costas e no abdômen inferior. Geralmente são percebidos como cólicas menstruais, sendo que mais intenso.

Quando devo ir ao hospital?
Quando você observar algum dos sinais abaixo, deve ir ao hospital:
– Rompimento da bolsa;
– Sangramento intenso;
– Quando as contrações não permitem que você descanse, com duração de cerca de um minuto e com um intervalo de cinco minutos, mantendo-se em um ritmo constante (por mais de 30 minutos).