A tontura na gravidez é bastante comum, principalmente ao seu levantar, após passar um longo período sem se alimentar ou em dias mais quentes. As tonturas ocorrem devido à queda da pressão arterial, que são provocadas pelos hormônios progesterona e estrógeno. Outro fator que leva as tonturas é devido a hipoglicemia no sangue, que leva ao baixo nível de açúcar no organismo.

Como diminuir as tonturas durante a gravidez:

  • A gestante deve se alimentar a cada três horas e está sempre se hidratando com água.
    Sempre ao se levantar mais lentamente caso esteja deitada, por isso, fique sentada na borda da cama aguardando alguns minutos antes de ficar de pé.
  • Ao sentir tonturas procure um local para sentar e abaixar a cabeça entre as pernas. Caso seja possível deitar será ainda melhor.
  • Sempre tenha em sua bolsa comidinhas rápidas como biscoitos ou uma fruta, caso não tenha um horário para se alimentar de forma adequada.

Agora, caso você sofra de tonturas frequentes ou que seja acompanhada por outros sintomas como desmaios, sudorese, dores ou confusão mental consulte o seu médico e relate os fatos para um tratamento mais adequado.