Tomar a pílula anticoncepcional sem saber da gravidez, durante alguns dias após a concepção não faz mal ao bebê. Os riscos só aumentam caso você continue tomando a medicação por muito tempo, pois as pílulas contem hormônios que afetam a formação dos órgãos sexuais do bebê, que ocorre durante o terceiro mês de gestação.

Caso os hormônios estejam desregulados pode haver algumas alterações, já que a formação das partes sexuais irá depender da genética e dos hormônios.

Caso você perceba os primeiros sintomas de uma possível gestação, faça o teste de gravidez e consulte o seu ginecologista. Pois, quando se trata do desenvolvimento de um bebê é importante tomar bastante cuidado, principalmente se você faz uso das pílulas.

Se você faz uso de outras formas de contracepção como o adesivo, uso de injeções de progesterona e implantes, as chances de utilizá-los sem saber que está grávida é muito pequena, pois esses métodos são aplicados no início da menstruação e o médico que lhe acompanha tende a verificar se existe uma gestação. Caso a gravidez ocorra, basta remover o implante ou parar com as aplicações de adesivos e injeções.

Já com as pílulas do dia seguinte, caso tenha ocorrido à gravidez, ela não será interrompida e o bebê também não terá seu desenvolvimento prejudicado.