Até o momento não existe nenhuma prova científica de que tomar pílulas anticoncepcional por muito tempo possa prejudicar a fertilidade da mulher. Antigamente os médicos aconselhavam fazer uma pausa sem pílulas durante algum tempo, mas hoje em dia não se aconselha a fazer isso.

Como a pílula anticoncepcional tem a função de proteger o sistema reprodutivo. Fazer o uso de pílulas por vários anos faz com que reduza os sintomas de endometriose, que é uma doença provocada pelo acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos do abdome como nos órgãos reprodutivos.

As pílulas anticoncepcionais também protegem a mulher contra o câncer de ovário e de útero. Como também reduz os riscos de que ocorra uma gravidez ectópica, quando o embrião se fixa fora do útero e começa a se desenvolver.

Muitas mulheres acabam ficando com medo de não engravidar rapidamente devido ao uso contínuo da pílula anticoncepcional. Mas não precisa se preocupar com essa questão, pois na maioria dos casos a gravidez não ocorre de forma imediata, até mesmo para as mulheres que nunca tomaram pílula na vida.

Caso você tenha parado de tomar a pílula anticoncepcional para poder engravidar, espere ao menos um ciclo menstrual para iniciar as tentativas para engravidar. Pois o seu corpo precisa de um tempinho para que tudo volte a funcionar como antes.

Também não existem problemas quanto a engravidar logo após o primeiro mês sem a pílula anticoncepcional, sendo que o mais interessante seria esperar a primeira menstruação, para que você possa contar a sua gravidez com convicção.

Na primeira menstruação após a parada da pílula é possível que ela atrase um pouco no primeiro mês. E caso você já tenha começado a tentar engravidar, pode ser que o atraso menstrual lhe frustre, pois você pode achar que esteja grávida.

Em alguns casos, as mulheres que pararam de tomar a pílula anticoncepcional ficam até alguns meses sem menstruar, que é conhecida como amenorréia pós-pílula, sendo que isso ocorre devido ao baixo peso ou devido a casos de estresse.

Se você já está planejando em parar de tomar a pílula anticoncepcional, você pode começar a preparar o seu corpo tomando ácido fólico para uma gravidez tranquila e saudável