Logo após o nascimento o bebê passa por uma série de exames, que também é conhecida como triagem neonatal. Esse exame é realizado com intuito de prevenir diversas doenças como também de identificar qualquer anormalidade. O teste do pezinho é considerado um dos exames mais importantes para saber como está à saúde do bebê. teste deve ser realizado após as 48 horas do nascimento do bebê e não deve passar do sétimo dia de vida para ser realizado.

O teste do pezinho machuca o bebê?
O teste do pezinho é bastante rápido e deve ser realizado na região do calcanhar do bebê, local bastante vascularizado, será recolhido apenas algumas gotas de sangue. Você não precisa se preocupar, pois o seu filho não irá sofrer e

Quais são as doenças que o teste do pezinho identifica?
O teste do pezinho irá identificar algumas doenças como a Anemia Falciforme, Fenilcetonúria, Fibrose Cistica, Deficiência de Biotionidase, Toxoplasmose Congênita, Hipotireoidismo congênito, Hiperplasia congênita da supra-renal, Glicose 6-Fostato Desidrogenase e Galactosemia.

O teste do pezinho é gratuito?
Os exames que fazem parte da triagem básica são gratuitos na rede pública e nos postos de saúde. Já nas maternidades e nos hospitais particulares, o exame é pago. Sendo que esses exames que fazem parte da triagem muitas vezes já estão incluídos nos custos da internação, que é coberto pelos convênios.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame?
O resultado da triagem neonatal demora em média 1 mês para ficar pronto, mas caso seja detectado alguma alteração no exame, os pais serão convocados a realizar um novo exame no bebê, para confirmar um possível diagnóstico.

Boa tarde das doenças que são detectadas pelo exame são de caráter assintomático no bebê, e quando já se tem um diagnóstico prévio fica mais fácil prevenir os sintomas e ter um tratamento mais eficiente.