Muitos casais se preocupam com a segurança durante o ato sexual na gravidez. De modo geral, o sexo durante a gravidez é seguro e saudável e por isso não deverá gerar preocupações.

Porque ocorre o sangramento após o sexo durante a gravidez:
Na gravidez ocorre o aumento na irrigação sanguínea do cérvix das paredes vaginais, com isso existe maior probabilidade de rompimento das veias dessa região durante o ato sexual. É até comuns gestantes no segundo ou terceiro trimestre sofrerem sangramentos após o sexo. Em caso de dúvidas, converse com seu médico para saber se existe um problema mais grave.

Como prevenir o sangramento após sexo na gravidez:
Você deve experimentar posições diferentes para colocar menos pressão na gestante. Geralmente a posição de conchinha e penetração por trás causar menos sangramento. Também existem outras formas de intimidade para manter a vida sexual ativa do casal como massagens e carícias. No entanto, o casal deve sempre conversar sobre o assunto e  escolher a melhor forma para manter o momento prazeroso.

*** Observação: Em caso de sangramentos constantes após o ato sexual, consulte o seu médico para determinar a causa. Neste caso o médio pode fazer algumas perguntas como a quantidade de sangue, a cor, a existência ou não de coágulos e sua consistência. Se por acaso o sangramento for maior, vá a uma urgência e converso com o médico que acompanha sua gestação.

Quando o sangramento pode ocorrer:
O sangramento pode ocorrer logo após o sexo ou em pequenas quantidades durante todo o dia, podendo chegar até um dia após o ato sexual.

O sangramento pode ser instantâneo ou dividido em pequenos sangramentos durante o dia, que podem ocorrer até 24 horas depois da relação sexual.