Durante o segundo trimestre da gravidez é muito comum o sangramento nasal, muitas mulheres ficam preocupadas ao notar o problema, mas não passa de mais um sintoma normal que ocorre durante a gravidez.

O sangramento nasal na gravidez é bastante inconveniente, mas elas ocorrem devido as alterações hormonais e o aumento do volume do sangue no corpo, que acaba causando a sensação de nariz entupido.

Ao passar muito tempo em locais com ar condicionado ou em um clima mais seco, o nariz acaba ficando mais irritado e possibilitando que ocorra um sangramento nasal na gestante. Como o fluxo de sangue se encontra aumentado nas veias delicada do nariz, ela acaba sendo sobrecarregadas e provocando o sangramento.

Caso você perceba que o sangramento continua ocorrendo, após 20 minutos, é importante ir até um médico otorrinolaringologista para acabar com o sangramento.

O que fazer no momento em que o nariz começa a sangrar:
Ao observar que o seu nariz começa a sangrar, pressione a narina por 10 minutos, evite colocar a cabeça para trás ou deitar. Aplique sobre o nariz um pano macio com gelo, para ajudar a controlar a hemorragia nasal.

Como evitar o sangramento nasal na gravidez:

  • Beba bastante líquido para manter os tecidos hidratados durante a gravidez.
  • Ao assoar o nariz, tenha bastante cuidado e delicadeza para que não ocorra um sangramento mais intenso.
  • Evite o ressecamento das narinas. Durante a consulta com o médico, pergunte o melhor método para evitar esse problema, mas você pode utilizar um vaporizador dentro de casa ou soro fisiológico.

Por mais que os sangramentos durante a gravidez sejam inconvenientes, ele irá desaparecer após o nascimento do bebê.