De todas as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a gravidez, um dos mais notáveis é o ganho de peso, que ocorre não apenas devido ao crescimento do feto, mas também por outros fatores, tais como o aumento de retenção de líquidos, a reservas de gorduras, a formação da placenta e do líquido amniótico, o crescimento dos seios e do útero.

A quantidade de quilos ganhos em peso durante a gravidez irá depender muito da mãe. Os médicos definem o quanto cada gestante deve aumentar o seu peso através do índice de massa corporal (IMC) que para fornecer dados como um guia, mas o indicado é consultar o médico que acompanha a sua gravidez:

  • IMC inferior a 18,5 kg / m2 (baixo peso) deve ganhar 12 a 18 quilos;
  • IMC de 18,5-29,4 kg / m2 (peso normal) deve ganhar 11,5-16 quilos;
  • IMC entre 25 e 29,9 kg / m2 (excesso de peso) deve ganhar 7-11,5 quilos;
  • IMC superior a 30 kg / m2 (obeso) deve ganhar 5-9 quilos.

Lembrando que devemos ter em mente as necessidades metabólicas da mãe e do bebê que nem sempre são os mesmos em toda gravidez: durante o primeiro trimestre o ganho de peso é mais discreto, enquanto no seguindo e terneiro é muito maior. Por isso, além do ganho de peso total, devemos também observar de que forma vem aumentando esse peso.

Se seu peso é normal, você deve ganhar cerca de 400g por semana durante o segundo e terceiro trimestre. Agora, caso você esteja com excesso de peso, o seu ganho deve ser de 200g por semana.

Quantos quilos devo engordar na gravidez de gêmeos?

No caso das gestações múltiplas as necessidades serão maiores, mas isso não significa que você deve engordar o dobro. Se o seu peso é normal, você deve ganhar de 16 à 24,5kg. Agora, se você está acima do peso você deve ganhar de 14 a 22,7kg e de 11,4 a 19,1 em caso de obesidade.