Ter a total previsão de quanto tempo você irá demorar para engravidar é muito difícil. Mas com algumas estatísticas é possível ter uma idéia de quanto tempo você irá demorar para engravidar.

Um casal considerado fértil que estão na faixa dos 20 a 30 anos, tem grandes chances de conceber uma criança a cada ciclo menstrual. Já foi constatado que certa de 85% dos casais em geral conseguem engravidar no período de 1 ano, tendo relações sexuais frequentemente, sem proteção. Já a outra pequena parcela, os 15% restante, conseguem engravidar após mais um ano tentando.

Com isso é possível afirmar que alguns casais podem engravidar logo após o primeiro mês de tentativa, já outros podem levar até dois anos para que possa engravidar.

O que pode influenciar sobre a fertilidade:
– Idade;
– Alimentação;
– Estilo de vida;
– Idade do parceiro;
– Alimentação;
– Doenças crônicas;
– Atividades profissionais;
– Frequências das relações sexuais.

Muitas mulheres tentantes acabam acompanhado o seu ciclo menstrual, através das técnicas para detectar a ovulação, para acelerar o processo. Sendo que essa técnica possui um lado negativo, que é a expectativa e o estresse, que acaba com a naturalidade da situação e fazendo como que a vida sexual seja sincronizada com os dias férteis da mulher.

Outros fatores no dia-dia da mulher acabam atrapalhando a ovulação como o estresse e outras mudanças de seu cotidiano. O mais importante é manter relações sexuais frequentes, cerca de três vezes por semana, para que sempre tenha espermatozóides no momento e na hora certa de sua ovulação.

É aconselhável aos casais que só procure ajuda médica para uma possível infertilidade após um ano de tentativas frustradas, exceto se já souber que existe um problema diagnosticado.