Cada mamada não deve ser determinada por tempo, pois cada bebê tem o seu ritmo. O bebê deverá esvaziar uma mama antes de ir para a outra. Por isso, a mamãe deve oferecer as duas mamas a cada amamentação. Lembrando que sempre ao iniciar uma nova mamada a mamãe deve iniciar pelo seio que ele sugou por último, pois provavelmente estará mais cheia.

Caso o bebê apenas sugue um seio a cada mamada, a mamãe deve iniciar a próxima mamada pelo seio que ele não chegou a sugar.

A mama deve ser esgotada completamente, pois o leite no final da mamada possui maior teor de gordura e calorias, dessa forma o bebê irá sentir maior sacieis, como também terá aumento no ganhado peso.

De quanto tempo preciso para dar de mamar?

Nos primeiros dias do bebê, sempre ofereça o peito quando ele chorar ou quando sinaliza que deseja mamar (fazendo biquinho, procurando o peito, mamando a roupa ou o braço). Como a produção de leite da mamãe dependa do estímulo da boquinha do bebê. Quanto mais ele suga, mais leite a mamãe irá produzir.

Geralmente o bebê chega a mamar de 8 a 12 vezes ao dia. Os médicos recomendam que nos primeiros dias após o nascimento a mamãe não deixe o bebê dormir mais de 4 horas seguida sem mamar, pois durante essa fase ainda não se tem precisão do ganho de peso do bebê.