O aumento ou uma significativa perda de peso é geralmente indicativo de que há algo errado na saúde do bebê. Mas para que você possa acompanhar e saber se seu bebê está crescendo e desenvolvendo de forma correta, veja a seguir como ela deve ser:

Recém nascido:
Ao nascer o bebê deve ter de 2,5 a 4kg (acima ou abaixo desses números o bebê pode exigir cuidados especiais)

O peso médio do bebê nascidos a termo é de 3 e 3,5 kg. No entanto, a expressão “peso médio” é baseado em um cálculo geral. Lembrando que meninas geralmente pesam poucas gramas a menos do que nos meninos.

De três a quatro dias após o nascimento, o bebê vai pesar um pouco menos. Já que todos os bebês fazem xixi e eliminam o mecônio acumulado durante a gravidez. Esta perda pode representar de 5% a 10% di seu peso total. A não ser que o médico considere o contrário, não precisa se preocupar, já que o peso é logo recuperado.

Primeiros meses:
No primeiro ano o bebê ganha cerca de 600g por mês e geralmente cresce cerca de 25 cm. Entre zero e 12 meses essa é maior taxa de crescimento em sua vida.

Como que na realidade existem muitas surpresas, às vezes as crianças aumentam cerca de 350g em apenas sete dias e outras apenas 100g. A produção de leite não interfere nessas oscilações. Tem bebês que engordam de forma constante, mas com altos e baixos. Por esta razão, recomenda-se pesar uma vez ao mês, em vez de semanalmente.

Se o bebê está tomando na mamadeira você não deve forçar, pois eles param quando estão cheios. Não se esqueça de preparar o leite artificial a risca das instruções. Não é aconselhável colocar mais leite ou água que o indicado pela fabricante. Pois existe o risco da criança comer uma grande quantidade de gordura, proteína, etc. Que são inadequados ao seu corpo ou se torne uma alimentação insuficiente.

A partir do sexto mês:
Do 6º ao 12º mês, os bebês geralmente ganham cerca de 500 g por mês.
Nesta fase é recomendado o bebê começar a variar em sua dieta.
Seguir as instruções do pediatra sobre a introdução dos novos alimentos ao bebê. Lembre se que ele é a melhor pessoa para determinar quais os sólidos que ele deve comer e em que mês deve ser incorporada a sua dieta.

No início o bebê pode ter um pouco de dificuldade em aceitar os novos sabores. E para que essa rejeição não afete o peso do bebê, é importante introduzir lentamente os novos alimentos.

O ideal é incluir os alimentos um a um, em pequenas quantidades e espaçamento entre eles, de no mínimu uma semana. Como alguns alimentos podem produzir reações alérgicas nos bebês, você saberá com exatidão o que foi que deu alergia e poderá removê-la de sua dieta imediatamente.