Logo no início da gravidez é muito comum você sentir o aumento do cansaço e o desejo de dormir. Mas afinal, por que isso ocorre? Quantas horas a grávida deve dormir? E se o problema é a falta de sono?

Uma das perguntas que as gestantes costumam fazer é por quer tem tanto sono, principalmente durante os três primeiros meses da gravidez. As razões pela qual ocorre esse aumento do sono são devido às alterações metabólicas e hormonais que ocorrem no corpo da mulher, que inicia logo após a confirmação da gravidez, pois o corpo está fazendo grande esforço para desenvolver uma nova vida no ventre da mulher. Não há  dúvidas de que dormir, faz com que ocorra a reparação de energia do corpo, mas também é uma defesa biológica do corpo que ajuda a mulher manter a gravidez.

De acordo com os psicólogos, a sensação de sono que a gestante sente durante esse período seria uma volta a primeira infância que permite identificar-se com o feto, fazendo com que durma muitas horas por dia. Além disso, o sono em excesso acaba servido como mecanismo de defesa contra a ansiedade, que pode ser causada por todas as incógnitas associadas à gravidez, parto e pós parto.

Mas afinal, quantas horas a grávida deve dormir?

Geralmente a gestante precisa de 8 a 10 horas de sono durante a noite, tirar algumas sonecas curtas no decorrer do dia.
Como durante o primeiro trimestre da gravidez não existe posição ideal para dormir. A gestante deve ficar na posição mais confortável, pode ser supino, vidada para cima, de lado ou de bruços.