A dentição do bebê é um evento que marca uma das etapas mais importante do desenvolvimento, uma vez que geralmente coincide com a introdução de alimentos sólidos na dieta da criança.

Lembre-se que é importante que desde o surgimento do primeiro dente, começar a criar uma boa rotina de higiene e hábitos com os dentes do bebê.

O surgimento dos dentes do bebê pode acontecer a partir de quatro meses a um ano de idade. Então, você não se preocupe se o seu filho é muito jovem e já tem dentes, ou se o seu filho está prestes a começar a dar os primeiros passos e não foi iniciado processo de dentição. Seu filho deve ter formado seus 20 dentes de leite por volta dos três anos de idade.

Em que ordem surgem os dentes do bebê:
Quase todas as crianças atender o seguinte padrão, mas há exceções que não alteram o desenvolvimento normal da dentição.

4 a 8 meses: Incisivos centrais inferiores
8 a 10 meses: Incisivos centrais e incisivos laterais superiores
10 meses à 1 ano e 3 meses: Incisivos laterais inferiores
De  1 ano 3 meses à 2 anos e meio: Superior e molares inferiores (aqueles mais próximos dos incisivos)
De 1 ano e 3 meses à 2 anos: Alto e caninos inferiores
De 2 anos para 3 anos: Superior e inferior (os mais distantes dos incisivos) molares

O que pode ocorrer com o bebê durante a dentição?
Existem alguns sinais claros para saber quando está iniciando a dentição do bebê, e embora muitos passasse por esta fase sem perceber, outros têm de lidar com certos incômodos durante essa fase, que são:
Inflamação da gengiva;
Dor;
Vermelhidão da gengiva;
Babando de forma excessiva;
Perda do apetite ou sono;
Querendo mastigar qualquer coisa;
Em alguns casos, os bebês podem ter febre ou diarreia causada pela dentição.

Como posso diminuir o desconforto ocasionado pelo surgimento dos dentes do bebê?
Seu bebê está chateado porque ele sente dor por causa da coceira na gengivas e ele não entende o que está acontecendo, aqui vão alguns truques para tornar esse processo menos incômodo:

Dê a seu bebê algo para morder, se for frio será melhor! Algumas idéias são: mordedores que ficam na geladeira, pedaços de cenoura frio (ou qualquer outro alimento a baixa temperatura), ou uma toalhinha com água fria.

Você pode comprar uma dessas escovas de silicone que entram em seus dedos e fazer uma massagem suave gengivas do seu bebê, que iria aliviar muito o incomodo.

Existem alguns géis anestésicos próprios para o bebê, que diminuem as dores provocadas pelo surgimento dos dentes, você pode consultar o seu pediatra para recomendar a sua utilização.

Se seu bebê não pode mais suportar a dor, caso esteja com febre e / ou diarreia, é recomendado falar com pediatra do seu bebê para receitar algo mais forte como o paracetamol.

Quando devo ir ao pediatra?
Você deve ir ao pediatra se seu bebê completar ano não ocorrer o surgimento dos dentes. Só o médico pode orientá-la e dizer quais as medidas a tomar para ter um processo bem sucedido de dentição.