O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, que ajuda a produzir as células saudáveis. Como ele é um nutriente fundamental durante a gravidez, já que ele faz parte do desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.

Quando ocorre a falta do ácido fólico logo no início da gravidez, faz com que algumas anomalias possam afetar o desenvolvimento do feto, como por exemplo, o defeito do tubo neural (DTN), que ocorre quando o bebê não se desenvolve corretamente, causando danos ao cérebro ou na coluna vertebral. Os defeitos do tubo neural mais comuns são a espinha bífida e a anencefalia, que pode causar deficiência a longo prazo ou até mesmo a morte. Estes defeitos podem ocorrer até mesmo antes da mulher mesmo saber que está grávida. Por isso, é sempre importante tomar ácido fólico ao menos três meses antes de planejar uma gravidez.

Algumas deformidades que podem ser evitados quando são prevenidas com dose diária do ácido fólico:
– Deformidade do tubo neural;
– Fissura labiopalatina;
– Doença cardíaca congênita
– Malformações urinárias;
– Diminuição dos membros;
– Omphalocele (quando o intestino sai através do orifício umbilical)

Quais são as fontes de ácido fólico?
O ácido fólico é encontrado naturalmente nos alimentos, no entanto, pode ser adquiridos através de vitaminas sintetizadas e de alimentos fortificados, que utilizam esse suplemento. Apesar de ser mais facilmente absorvido pelo sistema digestivo que é o seu estado natural, este suplemento vitamínico é uma maneira segura para obter a quantidade necessária do ácido fólico para o organismo da gestante.

As mulheres que estão planejando a gravidez ou que já estão gestando necessitam diariamente de pelo menos 4 mg de ácido fólico por dia. Vejam a seguir, quais são os alimentos ricos em ácido fólico e que devem ser adicionados a sua dieta:
– Espinafre;
– Alface;
– Brócolis;
– Espargos;
– Fígado;
– Feijão;
– Gema de ovo;
– Melão.

Se você possuir uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários para uma gravidez saudável. Agora, caso você tenha alguma complicação com sua alimentação, devido às náuseas que podem ser frequentes no início da gestação. Você deve fazer uso dos multivitaminico que possuem o ácido fólico durante a gestação.