Basta à menstruação atrasar apenas um dia, para surgir a pergunta será que estou grávida? Assume uma enorme proporção em sua vida. Mais antes de começar a desconfiar de uma possível gestação o indicado é que você recorra ao testes de gravidez, eles costumam ser bem seguros e se forem feitos de maneira correta e no tempo certo apresentará ótimos resultados.
Confira a seguir, os principais testes e exames que você pode fazer para comprovar a sua gravidez.

Teste de Farmácia
Hoje em dia com o avanço da tecnologia é possível encontrar diversos tipos de testes de gravidez vendidos em farmácias, nos testes de farmácia o método usado para detectar a gravidez é quase sempre o que mede os níveis do hormônio gonadotrofina ou HCG, esse hormônio só é produzido pelo organismo da mulher quando ocorre a gestação. Os testes de farmácia detectam o hormônio por meio da urina e costumam ter um preço médio de R$ 8 a R$ 50 reais, para fazer o teste gravidez de farmácia é preciso esperar pelo menos um dia após o atraso da menstruação, lembrando que quanto mais tempo após o atraso mais confiáveis serão os resultados.

Exame de Sangue
O exame de sangue é um método bastante seguro para detectar a gravidez, o exame de sangue é mais conhecido como Beta HCG. O BHCG pode ser feito de duas maneiras o quantitativo e o qualitativo, os dois métodos são bastante seguros e tem uma margem de acerto de quase 100%. O quantitativo mostra se a ou não a presença do hormônio gonadotrofina, já o qualitativo mostra a presença e quantidade, assim o médico terá mais informações sobre o tempo da gestação.

Ultrassom Abdominal
O exame de ultrassom abdominal é bastante utilizado no acompanhamento da gravidez, o exame é simples e consiste na utilização de um equipamento de ultrassonografia que emite ondas sonoras na região abdominal, as ondas sonoras são capitadas por um monitor e são geradas imagens de todo interior do abdômen, assim o médico ginecologista poderá fazer uma avaliação do estado do sistema reprodutor, assim como a existência de um feto. O ultrassonografia abdominal é bastante utilizada para a comprovação da gravidez, mais seus resultados só serão possíveis caso a mulher esteja com no mínimo cinco semanas de gestação.

Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é um exame de rotina ginecológica, ele geralmente é realizado pelo ginecologista obstetra para o acompanhamento da gravidez, por meio do ultrassom transvaginal o médico tem uma visão completa do aparelho reprodutor da mulher. O ultrassom transvaginal também é amplamente utilizado em casos de reprodução assistida. Ao contrario da ultrassonografia abdominal o ultrassom transvaginal requer que o médico insira uma sonda na vagina da mulher, ou seja, é um procedimento mais invasivo.

Teste caseiro
O teste caseio pode ser realizado e existem algumas maneiras de serem feitos, mais é importante lembra que os testes caseiros de gravidez não são confiáveis e muito menos remendados pelos ginecologistas.