Se você fez ou faz sexo durante o período menstrual, terá que ter algumas precauções, como o uso de contraceptivos (camisinha), para que não tenha uma surpresa inesperada ao final do seu ciclo. Apesar das chances de engravidar menstruada ser bastante pequena, pode ser que a mulher engravide. Confira a seguir, quais as chances de engravidar menstruada.

Durante o período menstrual o corpo da mulher não está preparado para a gravidez, pois quando ocorre à menstruação o endométrio sofre uma descamação e não permite a fecundação, por isso, não ocorre à implantação do óvulo fecundado pelo espermatozóide no útero. Outro detalhe importante é que durante o período menstrual a mulher geralmente não ovula e o sangramento não permite que o espermatozóide sobreviva.

Agora, caso a mulher sofra de distúrbios endocrinológicos, que pode provocar sangramentos durante a ovulação, pois ocorre uma estimulação anormal dos hormônios que estão no endométrio, podendo confundir a mulher com a menstruação. Como esse sangramento uterino disfuncional ocorre durante a ovulação, se por acaso a mulher tiver relação sexual sem proteção (camisinha) pode ser que engravide. Além desse distúrbio hormonal, as mulheres que sofrem de endometrioses, tumores e infecções podem sofrer sangramentos vaginais e confundir com a menstruação.

Se você possui dúvidas quanto a uma possível gravidez, consulte um ginecologista ou o obstetra para tirar suas dúvidas.