Dor nas costas é uma queixa muito comum na gravidez. E à medida que a gestação avança e ocorrem as alterações físicas, fisiológicas e hormonais que alteram a postura de mulheres.

O  ganho de peso, que em grande parte está localizada no abdômen, altera a posição do centro de gravidade. As alterações hormonais aumentar a frouxidão das articulações, que também adiciona instabilidade postural. Por isso, é normal ver tantas mulheres grávidas se queixando de dor nas costas ou dor nas articulações da região pélvica.

Como o relaxamento da cintura pélvica é uma resposta fisiológica normal durante a gravidez. Crescimento uterino repousa sobre a superfície da pélvis, muitas vezes, ela passa por cima de uma posição inclinada.

Além disso, durante a gravidez é maior arqueamento das costas, de modo que a parte superior do corpo se move para trás, fazendo um contrapeso para neutralizar o crescimento do ventre. Este aumento da curvatura faz com que a coluna vertebral se estabilize e aumente a carga sobre os músculos das costas.

Portanto, é importante que as mulheres grávidas fizerem algum tipo de exercício postural, mesmo nos meses antes da concepção para reduzir a probabilidade de sentir dor e desconforto nas costas durante a gravidez.