É comum a mulher sentir dores no corpo após ter passando pelo parto normal, geralmente a região entre a vagina e o ânus fica bastante dolorida. Como a cabeça do bebê pressionou a região durante o parto, o local fica bastante sensível. Mas, caso você tenha sofreu uma laceração ou uma fissura durante o trabalho de parto, os pontos dados no local deixará a região dolorida. E caso durante o parto normal foi necessário fazer a episiotomia provavelmente o incomodo provocado pelos pontos será ainda maior.

Geralmente o incômodo causado pelo parto normal melhora com alguns dias de repouso, mas também existem casos em que a dor permanece por algumas semanas e não ultrapassando o período de dois meses.

Se por acaso você sente alguma dor após o parto normal, você deve seguir todas as orientações médicas e provavelmente ele passará para você algum analgésico que não irá interferir em suas mamadas. Confira a seguir, algumas dicas de como diminuir a dor ocasionada pelo trabalho de parto:

  • Descanse o máximo que você poder, para que o seu corpo se recupere o quanto antes.
  • Utilize compressas com água gelada ou envolva com um pano  o gelo e coloque sobre a região que você sente dor.
  • Quando for ao banheiro fazer xixi, jogue ao mesmo tempo um copo de água morna sobre sua vagina. Dessa forma a urina será diluída e diminuirá o ardor na região do períneo.
  • Caso você esteja sofrendo devido aos pontos da episiotomia, utilize uma boia (a que possui um buraco no meio e é utilizado para que possui hemorróida) ou utilize almofadas de amamentação para sentar sobre ela e não pressionar a região que está com os pontos.