O pós parto em algumas gestantes pode não ser bem como a mãe tanto sonhava. Pois devida a falta de informação, muitas mulheres acabam não se dando conta de algumas situações que ocorrem logo após o parto.

Essa fase dura em media 10 dias. Quando você recebe alta da maternidade, depois de dois dias de ter dado à luz, será necessário de 5 a 7 dias para está completamente recuperada.

Os primeiros dias após o nascimento do bebê:
Hemorragia vaginal:
Nas primeiras horas após o parto, ocorre o sangramento vaginal, que são acompanhados por coágulos. Essa perda de sangue ocorre durante 40 dias após o parto e você deve sempre está utilizando absorventes ou tampão varginal. Durante a primeira semana o sangue tem cor viva, em seguida, passa par uma cor mais escura.

Esgotamento: Um dos primeiros sintomas que a mulher nota é o cansaço. Como o trabalho de parto é uma experiência difícil, você precisará de tempo para poder se recuperar. Por isso, descanse bastante e durma, mas sempre dando a atenção adequada para o seu bebê. Como será difícil dormir mais de duas ou três horas de forma consecutiva, durante as primeiras semanas é normal sentir grande cansaço.

Pontos: Caso você tenha sido submetida a uma cesariana ou episiotomia. É aconselhável tomar analgésicos para diminuir as dores e usá-los o tempo em que você precisar para sua recuperação.

  • Cesariana é uma cirurgia abdominal, em que no período de recuperação será bastante dolorida, mas que com o tempo ser tornará apenas um incômodo. É normal você não localizar a dor em local exato, devido às suturas que forma feiras nas diversas camadas do tecido.
  • Episiotomia: A cicatrização ocorre em 10 dias e durante esse período os curativos devem ser trocados a cada 4 horas, sempre lave a área de três a quatro vezes por dia, dessa forma você evita o surgimento de infecções ou inflamações.