A falta de sono é muito comum durante a gravidez e sua causa é devido a inúmeras razões fisiológicas e psicológicas. Caso você esteja  sem conseguir dormir, não se preocupe, pois isso é bastante normal. Como a barriga vai ficando cada vez mais pesada, os movimentos contínuos do bebê podem provocar alguns distúrbios do sono durante a gestação.

Um dos principais fatores que provocam a insônia na gravidez  é devido as mudanças hormonais, que acabam interferindo o ritmo sono-vigília natura e outro fator que contribui bastante está relacionada a ansiedade ao parto e da maternidade iminente, pois as inseguranças e medos vem “assombrar” a gestante. Por isso, seguir algumas dicas pode ajudar acabar com a insônia na gravidez e a você ter uma noite de sono mais tranquila. Veja a seguir, algumas dicas:

Estabeleça um ritual para relaxar antes de ir para cama, escolha alguma atividade prazerosa que proporcione tranquilidade e que seja prazeroso. Tente ter uma rotina no horário que você irá dormir e evite mudanças bruscas no seu ritmo de sono-vigília.

Beba um como de leite quente e assista um bom filme, leia um livro ou aproveite o momento para fazer um tricor ou algo que esteja preparando para o enxoval do bebê. Assim você estará mais relaxada antes de ir para cama.

Pratique alguma atividade física algumas horas antes de ir para cama, pois o exercício ativam uma maior quantidade de neurotransmissores que causam um maior bem estar.

Ter uma dieta equilibrada é fundamental para uma noite de sono tranquila. Pois caso você tenha unha alimentação desequilibrada o seu corpo acaba tenho mais trabalho para executar a digestão.  Além disso, você deve evitar fazer uso de estimulantes, chás e cafés para não atrapalhar seu sono.