Após o parto a mulher acaba sofrendo com os altos e baixos hormonais e se sentirá bastante cansada. O seu corpo precisa de um tempo para se recuperar e nesta fase é muito importante você ter uma alimentação adequada para um pós-parto saudável.

Para que você se recupere rápido, tenha energia para curtir o seu bebê e afastar o risco de anemia e depressão durante esse período. Será necessário ficar de olho no seu peso, já que logo após o parto você deve perder de 2 a 5 kg. Aumente o consumo de proteína e evite os carboidratos refinados em sua alimentação. Se mantenha hidratada, bebe bastante água e coma frutas que possuam bastante fibra. Isso ajudará evitar a prisão de ventre, que ocorre com bastante frequência nas ultimas semanas da gestação.

O que a mamãe deve comer durante o pós-parto:

 

Hidratação: A mamãe deverá tomar cerca de 3 litros de água por dia. E uma ótima forma de repor e hidratar o corpo é bebendo 250 ml de água ou suco a cada mamada do bebê.

Cálcio: É durante o período de amamentação que a mamãe precisará consumir cerca de 1.000 miligramas de cálcio por dia. Pois, durante o período de desenvolvimento do bebê na barriga da mãe e na fase de amamentação você terá perdido bastante massa óssea. Por isso, a mulher terá que ficar exporta a luz do sol para absorver a vitamina D, consumir vegetais e folhas verdes e alimentos ricos em cálcio e de baixo teor de gordura. Para repor todo o cálcio que foi e está sendo consumido pelo bebê.

Fique atenta!
Caso observe o seu bebê está sofrendo com cólicas, provavelmente ele deve está reagindo de forma negativa aos alimentos que você está ingerindo. Nesse caso, será necessário mudar alguns itens de sua dieta, por isso você deve ir ao pediatra para que ele possa solucionar o problema.