O nariz entupido na gravidez é bastante comum, ele ocorre mesmo sem ter os sinais do resfriado ou da alergia. Esse entupimento no nariz durante a gestação também é conhecida como rinite gestacional, que ocorre devido ao aumento do hormônio estrogênio e volume do sangue, fazendo com que ocorra o aumento na produção de muco e fazendo com que as veias do nariz dilatem.

Geralmente as mulheres que sofrem com o nariz entupido na gravidez  pode ter esse probleminha logo no segundo mês de gestação e tende a piorar no 3º trimestre. Mas ao final da gestação a sensação de nariz entupido desaparece.

Afinal, é resfriado ou apenas um entupimento no nariz devido à gravidez?
Se por acaso o nariz entupido estiver associado a dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, febre, tosse, catarro amarelo e espirros. Esses sintomas indicam que você está resfriada ou até mesmo gripada.

Agora, caso seja uma sinusite os possíveis sintomas serão a dor de cabeça, febre, dor dentro do olho, pressão no rosto, dor na região superior da mandíbula e catarro amarelo.

Se for uma simples alergia, provavelmente você sentirá o nariz entupido, muitos espirros, escorrimento de líquido transparente das narinas, coceira no nariz e olhos. Muitas mulheres que nunca tiveram alergia podem a passar a ter durante a gestação, como a alergia ao pêlos de animais ou a poeira.

O que fazer para aliviar o nariz entupido na gravidez?
Existem algumas soluções simples e caseiras para desentupir i nariz durante a gravidez, confira a seguir:
– Beba bastante água;
– Evite ambientes que possam proporcionar a irritação nasal como a tinta, cigarro e vapores de produtos químicos;
– Lavar o nariz com soro fisiológico até três vezes ao dia, principalmente antes de dormir;
– Encher uma bacia com água quente, cobra a cabeça com uma toalha e inale do vapor de água (deixe o rosto bem próximo da superfície da água);
– Ao tomar banho quente, não deixe de assoar e lavar o nariz (tente remover o máximo de muco).