As manchas na pele durante a Gravidez ocorrem devido ao cloasma gravídico ou melasma, assim são conhecidos cientificamente, elas acabam surgindo devido às alterações hormonais que ocorre no corpo da gestante, que acaba permitindo o aumento na produção do hormônio melanotrófico, que libera a melanina, responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta.

Manchas na pele durante a Gravidez, quando começam a surgir?
As manchas na pele durante a gravidez começam a surgir por volta do sexto mês e possui cor marrom. Elas ocorrem com maior frequência no rosto, porém podem também surgir na barriga, axilas e virilhas. As machas na pele que surgem durante a gravidez pode permanecer até por alguns após o nascimento do bebê, caso não seja realizado um tratamento para remover as manchas.

É possível evitar as manchas na pele durante a gravidez?
Ainda não existe uma forma de evitar as manchas que surgem durante a gravidez, pois elas estão diretamente relacionadas como os hormônios que são alterados durante a gravidez. Uma forma de diminuir o problema com as manchas é não ficar exposto ao sol em horários de pico, entre 10h às 16h. Nesse momento é importante utilizar um protetor solar, que seu dermatologista já tenha indicado, lembrando que ele deve ser reaplicado a cada duas horas e fazer uso de boné ou chapéu ao ser exposta a radiação solar.

As manchas na pele durante a gravidez são removíveis?
As manchas que surgem durante a gravidez podem ser removidas através de tratamentos estéticos ou podem desaparecer naturalmente após o bebê nascer, porém o melasma age de forma diferente em cada mulher, e por isso pode ser que se torne permanente em alguns casos. Daí, a pele pode escurecer ao ser exposta ao sol, se não estiver protegida pelo filtro solar.

As manchas de pele na Gravidez, como devem ser tratadas?
Para iniciar o tratamento das manchas de pele que surgiram durante a gravidez, só poderá ser iniciado após o período de amamentação, pois caso seja utilizado os medicamentos ou realizado os procedimentos estéticos para remoção das manchas, pode provocar riscos para o bebê e a mães.

Existem diversas formas de tratar as manchas de pela da gravidez, alguns mais utilizados são os peelings, ácidos, cremes clareadores de manchas, sessões de laser, protetor solar e ativos via oral.