A falta de flexibilidade é o principal problema para quem possui mamilos invertidos ou planos. Se você estiver sofrendo com alguma dessas duas situações, existem várias maneiras para torná-los flexíveis, mas esse exercício deve ser realizando meia hora antes da amamentação.

Você pode utilizar a concha de amamentação, que são anéis de plástico que possuem um orifício para estimular a saída do bico dos seios. Ele pode ser utilizado a partir do ultimo trimestre de gravidez e a permanência dele aos seios não pode ultrapassar mais de 2 horas. Veja nas imagens a seguir como utilizar a concha de amamentação.

Mamilos invertidos ou planos -  concha

Outra forma de resolver o problema é utilizar o sugador de mamilo. Que também pode ser utilizado a partir do último trimestre da gravidez e você deve seguir as recomendações do fabricante.

Você também pode fazer uso de uma seringa descartável de 10 ml para formar o bico e caso seus mamilos sejam maiores utilize a de 20 ml. Você deve remover o êmbolo e o bico curto da seringa. Em seguida, volte a introduzir o êmbolo do lado oposto e coloque sobre o mamilo. Puxando o êmbolo lentamente para que o mamilo possa sair sem machucar a pele. Veja a seguir como utilizar a seringa nesse processo:

Mamilos invertidos ou planos -  seringa okAo utilizar um destes métodos, que deve ser supervisionado pelo médico, pois as informações devem ser utilizadas de acordo com cada caso.

E caso, nenhuma das opções acima funcione, há sempre a opção de bombear o leite materno para dar ao bebê ou fazer uso da fórmula para a sua alimentação