As mães devem saber que o leite materno é o alimento mais completo e importante para o seu bebê. Pois, ele possui todos os nutrientes e as defesas necessárias para que ele se desenvolva forte, saudável e resistente a inúmeras doenças.

Além de todos esses benefícios a amamentação aumenta o elo entre o bebê e a mãe, como também é uma ótima forma de gastar as calorias e emagrecer.

Como também existem muitas mamães que não pode amamentar os seus filhos, devido algum problema, como por exemplo: pouco leite, dificuldade da pega do bebê ao bico dos seis, então ele acaba mamando pouco leite e fica com fome.

Então, para que o bebê não deixe de se alimentar direito ou fique chorando de fome, consulte o pediatra do seu bebê e converse com ele sobre como complementar a amamentação com leite artificial.

Hoje o mercado oferece várias marcas famosas como leite artifical como a Aptamil, Nan, Nestogeno, Milupa (antiga Bebelac) e Similac.

Como o leite artificial pode provocar cólicas para o bebê durante o período de adaptação, que geralmente dura uma semana, nessa fase o cocô do bebê pode ficar resseco, por isso, o pediatra indica dar água filtrada, cerca de 50 ml no  intervalo das mamadas, para diminuir o ressecamento.

Como as mães que oferecem apenas o leite materno, não terão a necessidade de também oferecer água para o bebê, já que ele possui a água que o bebê necessita.

O leite artificial pode pesar no orçamento da família, já que média se consome duas latas de leite artificial por semana. Para ficar mais simples de entender sobre os leites e as fases em que deve ser oferecidas ao bebê, confira a listinha com os leites artificiais:

Leite artificial para bebês de até 6 meses:
NAN-1
NESTOGENO-1
APTAMIL-1
MILUPA-1
SIMILAC-1

Leite artificial para bebê de 6 meses a 1 ano:
NAN-2
NESTOGENO-2
APTAMIL-2
MILUPA-2
SIMILAC-2

Leite artificial para bebês especiais:
Os bebês que sofrem com intolerância a lactose, refluxo ou alergia a proteína do leite da vaca, necessitam de f especiais. Confira a seguir, algumas delas:

Antirefluxo
NAN-AR
APTAMIL-AR

Sem lactose
NAN sem lactose
APTAMIL sem lactose

Sem proteína de vaca:
NAN soy
APTAMIL pepti

Hipoarlegênicas (parcialmente hidrolisadas):
NAN-H.A
APTAMIL-H.A