A Laparoscopia é um dos recursos mais recentes no tratamento da infertilidade feminina, pois ele pode solucionar o problema da endometriose quando outros meios não foram bem sucedidos, como por exemplo, a terapia hormonal. A laparoscopia é um procedimento que pode ser feito para acabar com a endometriose, encontrar um determinado HSG ou eliminar aderências pélvicas.

Existem dois tipos de laparoscopia, que é o diagnóstico (para analisar e inspecionar a anatomia dos órgãos pélvicos) e terapêutico (que atua na correção do problema em questão). Após ser submetido à laparoscopia, o paciente pode ir voltar para casa imediatamente.

Como funciona a Laparoscopia:
A Laparoscopia é uma técnica que consiste em uma pequena incisão de agulhas na região abdominal da mulher onde será permitido expor todas as camadas da parede abdominal  para inserir outros instrumentos.  A inserção mais utilizada é a fechada e em segundo lugar fica a aberta que é preferida quando não houver nenhuma cirurgia abdominal e danos graves nas estruturas de suporte.

Quanto tempo leva a Laparoscopia?
Geralmente a laparoscopia leva uma hora para ser feita e o paciente recebe alta após dois ou três dias.