As mulheres que passaram pela experiência de um aborto se tornam um tanto mais inseguras sobre tentar novamente uma nova gestação, pelo medo de passar por mais uma perda.

Na verdade, você não deve temer em tentar engravidar, pois a possibilidade que isso ocorra novamente é muito baixa, principalmente se você der um tempo para o seu corpo e sua mente se recuperar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é aconselhado esperar cerca de seis meses para engravidar novamente, apesar de alguns especialistas acreditarem que apenas um repouso durante 90 dias seja suficiente.

Boa parte das mulheres que passam pelo aborto consegue engravidar no próximo trimestre ou até antes do final da segunda. Agora, a gestação pode ser adiada caso houver razões médicas ou não esteja preparada psicologicamente.

Não fique ansiosa ou preocupada!
Parece até mais fácil do que realmente é, mas ficar ansiosa ou estressada para engravidar irá enviar certas substâncias químicas ao cérebro que irão interferir na produção normal dos hormônios necessários para que você consiga a engravidar.

Caso você esteja preocupada ou triste, você precisar recorrer a um terapeuta. Outra ideia interessante é participar de um grupo de apoio e falar com pessoas que passaram pela mesma experiência e conhecer histórias que tiveram um final feliz. Ao ouvir os diversos relatos você poderá superar a sua preocupação quanto a nova gestação.

Antes de engravidar será essencial:
– Parar de fumar;
– Não se automedicar;
– Descansar ao máximo;
– Comer de forma saudável e manter o peso;
– Reduzir o consumo de álcool e cafeína (refrigerante ou café);
– Consumir, 400 mg de ácido fólico, para contribuir no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Não esqueça de perguntar ao seu médico sobre a causa da perda do seu bebê, se foi devido a anormalidades genéticas ou devido a outro problema.

Quando você estiver pronta para uma nova gestação, tenha em mente que cada gravidez ocorre de maneira diferente. Assim que descobrir que está grávida comunique ao seu médico para você possa iniciar o pré natal e tirar suas dúvidas.