O Fluconazol (Zoltec) é um medicamento antifúngico onde sua ação consiste em destruir o fungo responsável pela infecção.

Fazer uso do Fluconazol durante a gravidez onde a dosagem seja de 200mg/dia, durante o primeiro trimestre não mostrou ser prejudicial ao feto em desenvolvimento.

Mas já houve relatos de anormalidades congênitas em crianças onde as mães fizeram uso do medicamento com altas dosagens (cerca de 400/800 mg ao dia) durante três meses ou mais. Algumas das alterações que foram possíveis observar nas crianças foram: o braquicefalia, desenvolvimento anormal calvária, fenda palatina, fácies anormal, fêmur curvado, artrogripose, doenças cardíacas congênitas, costelas e ossos longos finos.

Posso usar o Fluconazol na gravidez?
De modo geral, o uso do medicamento durante a gravidez deve ser evitado e só deve utilizá-lo em gestantes que possuem infecções fúngicas graves ou que estão sofrendo um alto risco de vida, onde os benéficos do medicamento irão superar possíveis riscos ao feto.

Como o Fluconazol é um medicamento classificado na categoria C de risco a gravidez. Ele só deve ser utilizado com a orientação do médico que acompanha a gestação

Posso tomar o Fluconazol durante a lactação?
Não é recomendado fazer uso do Fluconazol caso você esteja amamentando o seu bebê, pois o medicamento estará presente no leite materno.