Uma das principais preocupações para as futuras mamães é a forma física e o bem estar, durante a gestação. A maioria das mulheres quando descobrem que estão grávidas pensam quase de imediato que devem fazer algum tipo de exercício físico. E realmente, o exército é fundamental para manter o controle do peso, melhorar o condicionamento físico, hormonal e ajudar as condições circulatórias. Fazer uma caminhada irá ajudar evitar o excesso de peso durante a gravidez, como também irá ajudar a prevenir e diminuir o risco quanto à hipertensão e a diabetes.

Preciso da autorização do meu médico para a caminhada?
Antes de começar a fazer a caminhada a gestante deve consultar o seu médico obstetra para saber se poderá praticar a caminhada e saber quais as possíveis restrições quanto a atividade. Quando estiver praticando a caminhada fique atenta caso você sinta alguma sensação física diferente ao fazer o exercício. E caso sinta alguma dor na região do vente, coluna ou nos glúteos, durante ou após a caminha, procure o seu médico e relate o caso. Apesar de ser uma atividade física leve, é muito importante consultar o seu médico para saber se você pode fazer a caminhada.

O que a caminhada proporciona à gestante?
Fazer uma caminhada durante a gravidez irá proporcionar a gestante uma melhor preparação do corpo as mudanças ocasionadas pela gestação. Dessa forma a futura mamãe passará por todas as transformações e mudanças do corpo com maior segurança e preparo para o parto.

Lembrando que ao fazer a caminhada à gestante deve evitar terrenos desnivelados, para que não sofre um tropeço ou uma queda, evite fazer algum percurso que seja íngreme, para que não ocorra o aumento da frequência cardíaca ou a sobrecarga articular. Também não se esqueça da sua postura durante a caminhada, pois pode provocar algum desconforto na coluna caso você não fique em alerta.

Benefícios da caminhada na gravidez:
– Aumenta a disposição;
– Melhora o posicionamento da coluna;
– Ajuda a sustentar melhor o peso do bebê;
– Fortalece os músculos das pernas e do abdômen;
– Permite uma recuperação mais rápida durante o pós-parto.

Quando posso iniciar a caminhada?
Geralmente a gestante pode iniciar as caminhadas a partir da 12 semana de gestação, que corresponde ao 3 meses, quando o feto já se fixou no útero. Mas tudo irá depender da histórica clinica da gestante antes de engravidar, se era ativa ou sedentária. A grávida poderá praticar a caminhada durante todo o período de sua gestação, caso não tenha nenhuma contraindicação. Sendo que devido ao desconforto do final da gestação muitas gestantes acabam abandonando a caminhada, devido aos inchaços e o peso do bebê.

Dicas para as gestantes que desejam fazer a caminhada:
– Nunca caminhe em jejum e observe o limite de tempo para caminhada, não ultrapasse mais de 1 hora por dia. O ideal é fazer a caminhada 3 vezes por semana e durante 30 minutos.
– Evite o sol forte durante a sua caminhada. Dê preferência aos horários das 6 à 10 da manhã e após as 4 da tarde.
– Sempre esteja se hidratando, leve uma garrafinha de água a tiracolo, beba de 2 a 3 litros ao dia.
– Escolha roupas leves e confortáveis. Fazer uso de um bom soutien de sustentação é muito importante.
– Adquira um tênis próprio para suas caminhadas, que seja confortável e que não faça pressão nos pés.

Como saber se estou exagerando na caminhada?
Alguns sintomas podem alertar que você está exagerado durante a caminhas, e caso você tenha algum desses sintomas procure ajuda médica:
– Náusea;
– Tontura;
– Mal estar;
– Palpitação;
– Falta de ar;
– Visão embaçada;
– Sensação de desmaio;
– Sangramento vaginal;
– Perda de líquido amniótico;
– Forte dor abdominal ou no peito;
– Inchaço nas extremidades, mãos, pés e tornozelos.

Lesões devido à caminhada na gravidez:
Durante a gravidez a mulher aumenta a liberação do hormônio relaxina que permite aos ligamentos, articulações e músculos uma frouxidão, permitido como que a gestante fique suscetível a lesões. Por isso, é fundamental realizar alongamentos antes e após a caminhada.