É possível engravidar menstruada? Apesar de rara é possível ocorrer! Muitas mulheres possuem essa dúvida, mas para que essa situação ocorra é necessário ter um ciclo menstrual bastante irregular ou muito pequeno, dessa forma o dia em que ocorre a ovulação ficaria bem no início da menstruação.

Ciclo menstrual irregular:
As mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular ou curto, que pode chegar até 22 dias, tem a possibilidade de que ocorra a ovulação logo após o início da menstruação. Lembrando que os espermatozoides podem permanecer vivos  por até 3 dias no corpo da mulher e nesse período pode ocorrer a ovulação.

Caso a mulher tenha o ciclo irregular ou curto e tenha por exemplo menstruado no dia 1 e tenha tido relações no dia 7, período esse em que ainda estava menstruada. Como os espermatozoides permanecem até o dia 10 vivos, podem chegar até o óvulo recém liberado e dessa forma permitir de fato engravidar menstruada.

Já nos ciclos menstruais normais, que duram em média 28 dias, o óvulo só será liberado entre o 12° e o 16° dia, após a menstruação e sobreviverá apenas por 24 horas. E a fecundação só irá ocorre caso o espermatozoides cheguem às trompas durante esse período. Se por acaso o óvulo não seja fertilizado, ele irá ser eliminado juntamente com a menstruação.