A dor de cabeça na gravidez é bastante comum, pode ter diversas causas e ocorre com maior frequência no primeiro trimestre. Confira a seguir, as principais causas para a dor de cabeça da gravidez e as soluções para acabar com ela!

Causas da dor de cabeça na Gravidez:
As dores de cabeça que ocorre durante a gravidez são semelhantes às dores de cabeças em outros períodos da vida. Geralmente as dores de cabeça surgem devido às mudanças de hábito ou até mesmo devido ao estresse e o cansaço, que podem provocar dor de cabeça ou enxaqueca.

A dor de cabeça também pode está associada a outros problemas de saúde, como problemas de visão ou sinusite. Por isso, é importante consultar um ginecologista para que ele possa diagnosticar o problema e solucionar a causa da dor de cabeça.

Dor de cabeça x Enxaqueca:
Existe vários tipos de dor de cabeça, entre elas está à enxaqueca. Sendo que ela é herdade geneticamente e só ocorre quando as dores de cabeça se tornam constante e acompanhada por outros sintomas, como vômitos, intolerância a luz, aos ruídos e odores.

Grávidas têm maior chance de ter dores de cabeça?
As dores de cabeça ocorrem da mesma forma que antes da gravidez, sendo que durante esse período acabamos diminuindo bastante a ingestão de medicamentos que controlam as dores de cabeça. Aí neste caso, pode ser que a dor de cabeça se torne mais forte, já que não está tomando esses medicamentos de forma rotineira.

Outro fator quer permite o aumento das dores de cabeça é a disfunção hormonal, sendo que ela é pouco comum.

Caso a gravidez não tenha sido planejada, pode acarretar estresse na gestante e desencadear crises de dores de cabeça, enxaquecas e ansiedade.

A dor de cabeça melhora ou é prejudicada pela gravidez?
Estudos já comprovaram que mulheres que sofrem de enxaquecas relataram melhoras significativas de suas crises após o 3º trimestre de gestação. Isso ocorre devido ao aumento do nível do estrogênio e produção de endorfinas, que ajudam a diminuir as dores de cabeça ou enxaquecas.

Os perigos da dor de cabeça na gravidez:
A dor de cabeça se torna preocupante quando ela ocorre na região da nuca. Ou quando ela vem associada a dores no estômago e embaçando a visão. Pois esse é um dos sinais que a pressão arterial esteja elevada, que pode acarretar em problemas mais graves. Por isso, é importante consultar o seu médico.

Como não ter dor de cabeça durante a gravidez:
–  Evite locais barulhentos ou com muito ruídos;
– Se alimente com maior frequência e em menor quantidade;
– Realize atividades físicas para gestantes, como pilates ou ioga;
– Evite alimentos gordurosos, queijos amarelos e alimentos cítricos;
– Evite exposição excessiva ao sol, sente anda com boné e óculos de sol;
– Evite problemas que possa desencadear crises de dor de cabeça, evite o estresse;
– Evite dormir pouco ou em excesso, durante a gravidez é importante ter um sono regular;
– Evite utilizar ou ficar expostas a cheiros muito fortes, como cigarro, perfumes ou cheiro de tinta.
– Tomar chá de camomila ajuda evitar a dor de cabeça, já que possui um pouco de cafeína. Uma xícara por dia é suficiente.

Tratamento da dor de cabeça durante a gravidez:
Boa parte das dores de cabeça passam com o repouso e o relaxamento. Por isso, escolha um ambiente tranquilo onde você possa descansar.
Outra forma de diminuir a dor de cabeça é fazendo um escalda pés. Já que a água quente nos pés faz com que ocorra o aumento de fluxo de sanguíneo para os pés, permitindo que o fluxo sanguíneo craniano diminua, fazendo com que a dor de cabeça acabe.
Outras formas de acabar com as dores de cabeças é fazendo tratamentos alternativos, como hidroginástica, pilates, ioga ou acupuntura.