As mamães que passaram por uma cesariana terá uma recuperação mais lenta do que a do parto vaginal, pois além do pós-parto acrescenta o pós-operatório e isso significa que você precisará de mais cuidados.

A fase de recuperação da cesariana dura em torno de três a quatro semanas, para que então a nova mamãe esteja em condições físicas voltar a todas as atividades.

Durante o período onde a mãe sem encontra em observação, o recém nascido deve permanecer com ela. Em alguns casos pode ser necessário utilizar uma sonda para facilitar no momento da vontade de fazer xixi.

Desconforto:
Um dos maiores incômodos provocado pela cirurgia da cesariana, são o acumulo de gases, que ocorre devei a anestesia que foi utilizada para fazer a cesariana. Por isso, a melhor coisa a fazer para eliminar os gases é caminhando. Dentro de dois dias você não sentirá os gases e poderá levar uma vida normal.

Cicatriz:
Os pontos da cicatriz da cesariana geralmente cicatriza por volta de 10 dias e para a ferida ficar completamente sarada cerca de 1 mês. Lembrando que é normal sentir um aperto ou dor durante as primeiras semanas após a cesariana.

Não esqueça de proteger a cicatriz com as mãos, principalmente durante o momento em que ocorre o aumento da tensão abdominal ( levantar ou sentar, espirros, etc…).

Durante o processo de cicatrização você pode sentir um formigamento na pele ao redor da cicatriz.  Você deve fazer diariamente a assepsia adequada para não provocar infecções.

Depois de 8 a 9 meses a cicatriz da cesariana é reduzida para uma linha pálida e fininha.

Cuidados durante a recuperação da cesariana:
Realizar exercícios para fortalecer o períneo (contraindo e relaxando a musculatura do ânus, bexiga e vagina) fará com que a recuperação seja mais rápido e eficiente;

Para voltar iniciar os exercícios/ginástica de recuperação é necessário que a cicatriz da cesariana esteja completamente fechada;

Durante as três primeiras semanas após a cesariana não carregue peso para não sobrecarregar a barriga.

Quanto as atividades sexuais, você deverá esperar um mês, pois os pontos devem está completamente fechados. Quando voltar a praticar, dê preferência as posições mais confortáveis.