Durante a gravidez ter uma noite de sono tranquila é bastante importante para repor as energias. Por isso, fizemos esse artigo especial com dicas de como dormir bem na gravidez:

À medida que a barriga da gestante começa crescer, com ela vem as dificuldades para obter uma boa noite de sono. Sendo que é por volta do ultimo mês de gestação que as dificuldades aumentam. Pois, é durante esse período que os desconfortos se tornam bastante intenso. Com as alterações hormonais, desconfortos que ocorrem devido às alterações posturais da gravidez e o aumento do útero que acaba comprimindo vasos sanguíneos, estômago e diafragma. Acabam interferindo na noite de sono de várias gestantes, sendo que existem algumas maneiras de diminuir esses desconfortos. Veja a seguir o que você pode fazer para ter uma boa noite de sono:

  • Sem dores nas pernas durante a noite: Para que você possa ter uma noite de sono tranquila e sem o incomodo das dores nas pernas ou inchaço. É importante que você tire duas horas durante o dia para repousar e elevar as pernas, dessa forma os de pernas cansadas diminua durante o seu sono.
  • Líquidos e sal com moderação: É importante fazer uso do sal de forma moderada, para diminuir o inchaço das pernas e ter uma boa noite de sono. Outra forma de garantir um sono tranquilo, é não beber muito líquido antes de ir dormir. Pois como a beixiga se encontra pressionada pelo útero, a vontade de ir urinar ocorrerá por várias vezes durante a noite, prejudicando assim sua noite de sono.
  • Alimentação balanceada: Para que você tenha uma noite confortável e tranquila evite abusar de comidas gordurosas durante o jantar. Pois alguns alimentos ingeridos durante a noite podem provocar azia ou acabar estimulando o seu corpo a ficar em alerta. Como durante a gravidez a musculatura do esôfago e o estômago se encontram mais frouxa, a sensação de mal está após comer pode ocorrer com maior frequência. Por isso, evite comer e logo em seguida deitar. É importante dar um tempo para seu corpo fazer a digestão.
  • Relaxar é fundamental: Antes de ir dormir é imperante fazer alguns exercícios de alongamentos, que ajudará você a relaxar e diminuir as dores nas costas. Pois é durante o primeiro semestre de gravidez é bastante comum as mulheres sofrem de insônia noturna devido às diversas alterações hormonais.
  • Esteja calma na hora de ir dormir: Fazer uso de calmantes naturais como chá de erva doce ou camomila, poderá ajudar bastante no início de sua gestação a ter uma boa noite de sono. Já quando estiver no terceiro trimestre da gestação e o útero esteja sobrecarregando a bexiga, tomar um copo de leite integral morno será um ótimo aliado para uma boa noite de sono. Fazer usos de travesseiros próprios para gestantes permite que a gestante se sinta mais confortável. Não se esqueça que você deve colocar dois travesseiros sob a cabeça, um no meio das pernas, mais um embaixo da barriga e outro que você possa abraçar.
  • Banho quente: Para ter uma noite de sono calma e relaxante nada melhor que aproveitar um banho morno para antes de ir dormir. Lembrando que esse banho deve ser rápido, pois o calor da água poderá fazer com que a pressão arterial caia.