Muitas mulheres diagnosticadas com diabetes antes da gestação acabam ficando com medo de engravidar. Isso é bastante compreensível, já que o diabético tem que está sempre monitorando os níveis de açúcar no sangue e sem tomando as injeções de insulina. Muitas mulheres saudáveis podem sofrer durante a gravidez diversos problemas de saúde, e, neste caso, ainda mais.

Sendo que vem crescendo um percentual de mulheres diabéticas que vem engravidando e dando a luz crianças saudáveis com sucesso. A razão pelo número positivo de gestações tranquilas, está diretamente relacionada com atenção e os cuidados da gestante com sua gravidez e o estreito contato com seu médico, ao realizar todas as recomendações estipuladas pelo especialista e o planejamento, promovem uma gestação de sucesso.

Você também deve se lembrar que os pacientes com diabetes aumentam o risco de anomalias do bebê, além disso, a doença pode ser herdada como uma predisposição genética. Durante a gravidez irá ocorre de forma mais intensa o monitoramento e os exames rotineiros durante o primeiro, segundo e o terceiro trimestre. Você terá que ir com maior frequência testar os seus hormônios e visitar um endocrinologista. Lembrando que a sua dieta será bem específica para que não ocorra mais nenhum tipo de complicação.

O que é importante saber antes de engravidar?
É necessário se planejar antes de engravidar, entre em contato com seu médico para que lhe oriente quanto à dieta que você deverá seguir e os medicamentos adicionais que serão necessários para minimizar o risco de malformação no bebê.

Evite o aumento de atividades físicas, mergulho, atividades em que você possa sofre uma queda. Até mesmo exercícios específicos para gestantes devem passar pelo consentimento do seu médico.

Esteja sempre seguindo a dieta a risca prescrita pelo seu médico. Que será fundamenta para a sua saúde e a do seu bebê

É importante que você tenha consciência que você possui diabetes, e ela não é passageira. Você pode se tornar uma excelente mãe, apenas necessita está pronta para fazer um pouco mais de esforço.