O desmame é a substituição gradual do leite materno por outros alimentos até que o bebê possa está adaptada a alimentação da família. Muitas vezes, essa transição é bastante difícil para as mamães, sendo que algumas dicas podem ajudar bastante essa fase transitória.

Quais são os maiores erros e por que eles ocorrem?
Como as proteínas são essenciais para a alimentação de seu bebê, durante o desmama, que é um processo de adaptação da criança será um passo bastante importante para a formação do indivíduo e da sua interação com social, ambiental e emocional. Caso a mudança ocorra de forma brusca pode prejudicar o seu filho. Por isso, a adaptação deve ser lenta e gradual.

O desmame deve ocorrer no momento certo, nem antes ou depois que o bebê estiver preparado para a nova fase. Caso a alimentação seja introduzida cedo de maias ao bebê pode provocar distúrbios digestivos, alergias alimentas e absorção deficiente do intestino na criança. E caso o bebê inicie a mudança alimentar  tardiamente pode ocorrer a deficiência de nutrientes que causará a desnutrição, pois o leite materno não será suficiente para contribuir no desenvolvimento do bebê nessa fase.

Quando devo iniciar o desmame?
Não é necessário especificar uma idade ou data para iniciar o desmame, porque todas as crianças amadurecem de forma diferente, mas em geral, deve iniciar entre 4 e 6 meses de vida, fase em que já podem ser inseridos alimentos sólidos ao bebê.

Outro sinal que indica que o desmame já pode ser iniciado é quando coincide com a dentição do bebê, que geralmente ocorre nos seis meses de vida.

Caso a mãe esteja bem de saúde e tem vontade manter a amamentar pode continuar com a prática, mas de forma complementar, pois a alimentação sólida deve ser a fonte principal dos nutrientes.

Se a manutenção do aleitamento materno ocorra sem uma alimentação complementar adequada, irá conduz a uma deficiência nutricional que retardará o crescimento do seu filho. Para evitar esta situação, recomenda-se completar a amamentação com outros alimentos depois de seis meses em todos os casos.

Quando você deve terminar o desmame?
Você não pode definir uma data ou uma regras sobre o termino do desmame, mas geralmente o desmame ocorre entre 12 e 24 meses.

Como o bebê começa a receber sua primeira pasta, a proporção de diferentes alimentos a aumentos do leite materno de forma gradual, a lactação vai perdendo a importância nutricional. Enquanto a criança cresce e se relaciona com outras pessoas, é até certo ponto independente de sua mãe, atingindo um nível de desenvolvimento emocional que lhe permite parar de amamentar.

Este processo ocorre entre 12 e 24 meses, mas há circunstâncias especiais e características de cada criança que leva parada amamentação antes dos 12 meses.

Por outro lado, caso o desmame ocorra de forma brusca ou precoce pode ser a fonte de sentimentos de insegurança prejudiciais bem estar psicológico, e a matriz pode causar problemas para a suspensão de leite.

Como devo iniciar o desmamar?
Para iniciar o desmame deve começar a oferecer alimentos de fácil digestão para a criança, ofereça banana amassada, maçã processada, dando sempre apenas algumas colhes de chá durante os primeiros dias. Caso o bebê não sofra algum distúrbio digestivo, você pode ir aumentando a quantidade para uma xícara de chá.

Vale lembrar que ao adicionar os novos alimentos ao bebê deve ser de forma separada. E durante o início do desmame deve ser oferecido como suplemento ao leite materno.

Lembrando que os alimentos que são oferecidos ao bebê deve fazer parte dos grupos da: proteínas, vitaminas, ácidos graxos e minerais que são importantes para o corpo em desenvolvimento.

Quais são os métodos para o desmame?
Pode ser difícil deixar de alimentar o bebê apenas com leite materno, em vez dos alimentos semi-sólidos. Durante essa fase você pode tentar:

Diminua o tempo de amamentação – Se por acaso o seu bebê passa 10 minutos mamando, reduza para 8 a 6 minutos. De acordo com sua idade você oferecer uma mamadeira com fórmula ou alimentos que ele já esteja se habituando a comer.

Substitua peito pela mamadeira – Oferecer ao bebê uma mamadeira com fórmula, fará com que o bebê comece a compreender a fase  do desmame. E aos poucos a quantidade de leite produzida por você irá diminuir.

Mas se por acaso, após várias tentativas você não conseguir parar de amamentar, não force essa etapa, dê mais algum tempo para voltar a tentar novamente. Mais cedo ou mais tarde essa fase do desmame irá se concretizar.