A cor dos olhos do bebê é uma das primeiras coisas que os pais costumam olhar. Geralmente os bebês nascem com os olhos de cor azul acinzentado, mas que provavelmente irá mudar ao longo dos meses até resultar na cor final.

Já os bebês que nascem com os olhos em tom castanhos podem manter a tonalidade ou se tornar preto, mas caso o bebê possua olhos de cor indefinida (cinza ou azul mais claro ou escuro), começará a ser definida a partir dos seis meses a um ano.

Por que os olhos do bebê mudam de cor?
Como a íris é a parte colorida do olho e a melanina é o responsável por dar cor à íris, como também à pele e o cabelo. O recém nascido, possui células produtoras de melanina ainda imaturas e à medida que o bebê cresce essas células vão amadurecendo, de forma gradual a cor dos olhos acabam se modificando. Por isso, os olhos do recém nascido podem ser azuis, mas depois de seis meses, eles podem se tornar preto.

Como não há nenhuma regra precisa sobre a cor dos olhos do bebê depender da cor que ele nasce. Pois, o que de fato define a cor dos olhos é a herança genética que cada pessoa herda de seus pais. Como também não existe uma lei genética para indicar que cor os olhos do bebê terá de ser da cor dos olhos dos pais. Como por exemplo, mesmo que ambos os pais possuam olhos castanhos e o bebê nasça com olhos azuis ainda será possível ocorrer essa situação.

Você também deve está ciente que a cor dos olhos está ligada a cor da pele e da raça, que tende a dominar sobre a cor dos olhos. No entanto, caso haja uma forte tendência genética na família para uma cor determinada, a chances do bebê herdar é bastante provável.

Quando a cor dos olhos é definida no bebê?
Como não existe uma regra geral que defina quando o bebê começa a mostrar de forma permanente a cor que seus olhos ficarão. Pois, esse processo que ocorrem em cada bebê é bastante particular em cada caso, da mesma forma que ocorre a velocidade do cabelo. Em alguns bebês a cor dos olhos se define aos seis meses de vida, enquanto outros têm a definição apenas com um ano ou mais.

As leis da genética e da cor dos olhos:
As leis de Mendel são um conjunto de regras básicas sobre a transmissão genética de pais para filhos. Com base nessas leis a cor dos olhos do bebê prevendo cor dos olhos poderia ter o bebê pela cor dos olhos de seus pais e avós.

O resultado é que através de uma combinação em que entram em jogo genes dominantes e recessivos dos pais. De qualquer forma, o resultado é uma probabilidade que não é 100% confiável.

Como a cor dos olhos é determinada  pelos genes, as cores escuras corresponde a genes dominantes e genes recessivos cores claras . Considere um exemplo onde as letras maiúsculas representam o gene dominante e gene recessivo minúsculo.

Por exemplo, se o pai tem os olhos azuis (aa) e olhos castanhos mãe (AA) todas as crianças vão ser Aa (para o pai e mãe), como o gene dominante é A, como As chances são de que as crianças têm olhos castanhos.

Finalizando, herança genética é extremamente interessante e poderia ser dadas centenas de exemplos. Mas dado que a genética é imprevisível, a cor dos olhos do bebê definido não começa até após o os primeiros cinco ou seis meses de idade.